A Prefeitura de Porto Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Programa Criança Alfabetizada, realizou o 2º Ciclo Formativo 2024 para professores da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano e multisseriado), Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares.
O objetivo do ciclo foi aprofundar o conhecimento dos educadores em temas relevantes para a prática pedagógica e contribuir para a qualidade da educação no município.
No dia 27 de maio, os professores da Educação Infantil participaram de um encontro com o tema "A Criança, as Interações, as Brincadeiras e a Sua Relação com a Natureza e a Cultura". A palestra abordou a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança, as diferentes formas de interação que ela estabelece com o mundo ao seu redor e a relação da criança com a natureza e a cultura.
Já no dia 29 de maio, foi a vez dos professores do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º ano e multisseriado) se reunirem para discutir o tema "Psicogênese da Língua Escrita e a Construção de um Planejamento Mais Funcional em Sala de Aula". A formação teve como objetivo auxiliar os professores na compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita e na elaboração de planejamentos que considerem as necessidades e o ritmo de desenvolvimento de cada aluno.
No dia 3 de junho, o ciclo de formação se encerrou com um encontro para Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos. O tema abordado foi "Gestão Escolar: Práticas de Monitoramento e Avaliação do Ensino e Aprendizagem". A palestra abordou a importância do monitoramento e da avaliação do ensino e da aprendizagem para a efetividade do trabalho pedagógico e para a tomada de decisões estratégicas na gestão escolar.
O 2º Ciclo Formativo 2024 foi um grande sucesso, com a participação de mais de [Insira o número] educadores da rede municipal de Porto Grande. A Prefeitura de Porto Grande, por meio da SEMED, reafirma seu compromisso com a formação continuada dos profissionais da educação e com a busca pela qualidade da educação no município.
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