O prefeito Jaisom Picanço, de Itaubal (AP), anunciou neste sábado a conclusão da bloqueamento da rua de acesso ao porto de Carmo do Macacoari, obra que integra um conjunto de intervenções viárias e que, segundo ele, representa “resultado de trabalho, parceria e compromisso com a nossa gente”. O gestor destacou nas redes sociais a importância da intervenção para o desenvolvimento local, sobretudo nos setores de turismo, transporte e produção rural, e agradeceu a emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre que viabilizou parte dos recursos para a infraestrutura.
Carmo do Macacoari é uma comunidade rural ligada à economia familiar e tradicional do município de Itaubal, que também envolve atividades ligadas ao turismo de natureza. A pavimentação e o bloqueamento de vias de acesso no interior têm sido prioridades nos últimos anos, não só para facilitar o deslocamento de moradores como também para integrar fluxos de produção agrícola e fomentar o fluxo de visitantes em áreas rurais. Itaubal está localizado na porção leste do Amapá e abriga comunidades que dependem de acesso terrestre de qualidade para escoar produtos e atrair turistas interessados na cultura e paisagens locais.
A estrada de acesso à comunidade foi objeto de investimentos no passado recente, com a pavimentação de trechos do ramal do Carmo do Macacoari, uma intervenção que contou com aportes federais e estaduais articulados, inclusive pelo senador Davi Alcolumbre, que desde 2021 apoia obras viárias importantes para o município e regiões adjacentes. Naquele ano, a liberação de recursos para o asfaltamento de 7,5 km do ramal foi anunciada como parte de um plano mais amplo de melhorar a mobilidade e estimular o desenvolvimento local.
Em suas redes sociais, o prefeito resgatou a parceria com o senador e ressaltou que essa ação não é isolada, mas faz parte de um esforço contínuo da administração municipal para elevar a qualidade de vida da população, integrando serviços públicos e infraestrutura básica. A obra de bloqueamento no acesso ao porto é vista como um investimento estratégico sobretudo para fortalecer as atividades econômicas no entorno, favorecer a produção rural e ampliar o potencial turístico da região, que preserva belezas naturais e modos de vida tradicionais de comunidades ribeirinhas.
Especialistas em desenvolvimento rural apontam que a melhoria de vias e acessos é um dos fatores que mais impactam positivamente a economia local em municípios com base agrícola e turística, pois reduz custos de transporte e atrai investimentos. Isso pode, ao longo do tempo, refletir em maior bem-estar e oportunidades para as famílias que dependem dessas atividades.

Comentários: