A Prefeitura de Pracuúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esteve presente na 3ª Formação dos Eixos — Gestão e Recomposição da Aprendizagem — promovida no âmbito do Programa Criança Alfabetizada. O evento ocorreu em Macapá, na Secretaria de Estado da Educação, e reuniu municípios para estabelecer estratégias que fortaleçam a alfabetização na rede pública com qualidade e equidade. Representando Pracuúba, estiveram a coordenadora municipal, professora Tania Nímia, e a coordenadora regional, professora Alessandra.
O Programa Criança Alfabetizada foi instituído no estado como parte de um pacto pela alfabetização na idade certa, com o objetivo de garantir que estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental atinjam fluência na leitura e escrita. Em Pracuúba, a participação na formação reflete o compromisso local com políticas públicas educacionais que priorizam o aprendizado significativo. Atualmente, o programa conta com adesão dos municípios amapaenses, viabilizando formações continuadas, avaliações e suporte pedagógico para professores, gestores e coordenações.
A formação centrou-se nos eixos de gestão escolar e recomposição da aprendizagem, entendidos como pilares para enfrentar os impactos deixados pela pandemia e recuperar defasagens no processo educativo. Em Macapá, técnicos e formadores apresentaram metodologias, protocolos de ação e indicadores de acompanhamento para auxiliar os municípios a monitorar o progresso dos alunos, identificar lacunas de aprendizagem e intervir de forma precoce.
Nos últimos anos, o Amapá avançou em índices de alfabetização, alcançando 42% de leitura fluente nas crianças do 2º ano em 2023, superando a marca de 19% no ano anterior. O salto positivo colocou o estado em posição de destaque nacional no programa. Esse progresso reforça a importância da gestão articulada entre Estado e municípios e da qualificação pedagógica constante dos profissionais da educação.
A formação também abordou o papel da gestão escolar na promoção de ambientes favoráveis ao aprendizado, enfatizando a necessidade de monitoramento, uso de dados escolares e suporte pedagógico. Outro ponto central foi a recomposição da aprendizagem: como recuperar conteúdos essenciais sem trancar turmas, utilizando reforço, tutoria ou intervenções específicas para alunos que apresentam atraso no ritmo esperado.
Para Pracuúba, a participação na 3ª formação representa mais do que presença institucional. É estratégico trazer para o município os conhecimentos e práticas debatidas para adaptar ao contexto local, qualificando professores e coordenadores para potencializar a aprendizagem dos estudantes. Esse tipo de engajamento é vital para que as políticas públicas de alfabetização deixem de ser apenas discursos e se tornem ações concretas no dia a dia escolar.
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