Na manhã desta quarta-feira, 11/12, Pedra Branca do Amapari deu início à Primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente, um marco para a construção de soluções sustentáveis e a conscientização sobre a crise climática. O evento, realizado no Centro de Convenções, reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos, lideranças comunitárias e especialistas para debater estratégias diante da Emergência Climática - O Desafio da Transformação Ecológica, tema central da conferência.
Entre os principais assuntos abordados, destacaram-se os cinco eixos de discussão: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Durante a manhã, palestras, painéis e oficinas ressaltaram a necessidade urgente de ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas e promover a preservação das riquezas naturais do município.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Araújo, a conferência é uma oportunidade única para fortalecer o compromisso coletivo com o futuro do planeta. “A crise climática exige que repensemos nossas práticas e nos unamos em prol de um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Este encontro é um passo importante para Pedra Branca reafirmar seu papel como defensora da Amazônia e de um futuro melhor para todos.”
Ao final das atividades da manhã, 19 delegados foram escolhidos para representar o município na etapa estadual, levando as propostas e demandas de Pedra Branca do Amapari para os debates em âmbito mais amplo.
Créditos (Imagem de capa): Facebook
Comentários: