Jornal Dos Municípios

Segunda-feira, 16 de Junho de 2025

Notícias/Tribunal de Justiça do Amapá

Parceiro Digital: prática pioneira na inclusão do TJAP é aplicada pelo TJ da Bahia

A iniciativa, que na Bahia recebeu o nome de "Conecta Justiça", visa facilitar o acesso à justiça para pessoas que vivem em áreas remotas ou que não possuem acesso à internet em casa.

Parceiro Digital: prática pioneira na inclusão do TJAP é aplicada pelo TJ da Bahia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Exemplo de acesso à Justiça e promoção da cidadania, o Parceiro Digital, programa do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), despertou o interesse do Poder Judiciário baiano. Após a assinatura, pelo desembargador-presidente Adão Carvalho (TJAP) e pela desembargadora-presidente Cynthia Resende (do Tribunal de Justiça da Bahia - TJBA), do Acordo de Cooperação Técnica nº 53/2024, as juízas auxiliares da Presidência do TJAP e TJBA, Marina Lustosa e Rita Ramos, respectivamente, se reuniram, na segunda-feira (26), de forma remota (on-line) para tratar do tema. Também presentes no encontro virtual as equipes técnicas de ambas as instituições.

O Acordo assinado permite o intercâmbio de conhecimentos técnicos e o compartilhamento de experiências sobre a boa prática com o objetivo de subsidiar sua execução em terras baianas. E, assim como nas Comarcas amapaenses, a iniciativa do TJBA, que renomeou a ação para “Projeto Conecta Justiça”, consiste disponibilização de internet para cidadãos terem acesso aos serviços do Judiciário, inclusive nas localidades mais longínquas, o que resulta na promoção da cidadania e eficácia na prestação jurisdicional.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do TJAP, a equipe da Justiça do Amapá está à disposição para seguir no compartilhamento de conhecimentos desenvolvidos no âmbito do Projeto Parceiro Digital e demais informações necessárias à implantação do Projeto no TJBA.

Publicidade

Leia Também:

“Nos reunimos com a juíza Rita e sua equipe para sabermos se eles precisam de alguma ajuda nossa para a implementação desta importante iniciativa que é exitosa no Amapá. O Parceiro Digital possibilitou o acesso à Justiça e a efetiva promoção da cidadania na capital e interior do nosso estado. Temos certeza que essa medida também contemplará os desassistidos digitalmente nas Comarcas da Bahia. O programa Parceiro Digital é nosso, mas já está em andamento no TJBA, portanto também é do Poder Judiciário baiano”, comentou Marina Lustosa.

Pelo TJAP, além da juíza auxiliar da Presidência, participaram da reunião o secretário de Estrutura de Tecnologia da Informação e de Comunicação (SETIC), Genner Moreira; a secretária de Comunicação, Bernadeth Farias, o coordenador de jornalismo, Elton Tavares e o assessor especial executivo do TJAP, Jhonathan da Silva.

Já pelo TJBA, acompanharam a juíza auxiliar da Presidência II para Assuntos Institucionais; o secretário de Tecnologia, Ricardo Neri e os assessores Daisy Bispo, Marcos Mozar e Walter Nogueira.

Mais sobre o Programa Parceiro Digital

Implementado pelo TJAP em 2022 e estendido em 2023, o programa Parceiro Digital tem o objetivo de ampliar a acessibilidade, via internet sem fio, aos serviços do Judiciário para quem precisa. Para identificar o programa, cada órgão parceiro deverá fixar adesivos nas instituições, em pontos estratégicos, sinalizando que o local é um ponto do Parceiro Digital. A iniciativa possibilitou aos amapaenses, com dificuldades de acesso as facilidades disponibilizadas pelo TJAP de forma online, a terem acesso a todos esses recursos.

A ação consiste na fixação de um adesivo que sinaliza a ação de inclusão digital em órgãos públicos e privados dos municípios onde já existe internet, com o QR code que permite o acesso ao portal do TJAP. Assim, o cidadão poderá conseguir a emissão de uma Certidão, utilizar o balcão para dirimir dúvidas, visualizar o andamento processos ou participar de audiência com o magistrado, tudo de forma virtual. No ano passado, mais de 600 empreendimentos privados e públicos já se encontravam como parceiros.

Projeto conecta TJBA

Intitulado de “Conecta Justiça”, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) visa possibilitar, de forma gratuita, o compartilhamento de rede wi-fi (internet sem fio) com os cidadãos que não possuam conexão própria.

 

Comentários:
Camila Sampaio

Publicado por:

Camila Sampaio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )