O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participará da “Campanha de Proteção a Crianças e Adolescentes Contra a Exploração Sexual e Trabalho Infantil no Período do Carnaval” no Sambódromo, durante os dois dias de desfiles das escolas de samba do Amapá.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e os Conselhos Tutelares das Zonas Norte, Sul e Oeste de Macapá, para assegurar os direitos do público infantojuvenil no palco do samba amapaense.
A equipe do CAO-IJ, Denise Santos, Carol Sena e Rafael França, com apoio dos servidores da Divisão de Transporte, George e Alisson Machado, posicionaram a van do MP-AP no estacionamento do Estádio Zerão, onde estarão concentrados vários serviços disponibilizados pelas instituições públicas do Estado.
Denise Santos e Carol Sena informaram que o veículo será a base para o Conselho Tutelar das demandas que por acaso surjam durante os dias do evento e necessitem de atendimento especializado.
Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotora de Justiça Samile Alcolumbre, é importante a presença das instituições nesses eventos populares para prevenir práticas abusivas e crimes contra esses públicos. “Nossa atuação conjunta visa a prevenção e conscientização da população para os cuidados com nossas crianças e adolescentes nesses dias de folia”, afirmou Samile.
Atendimento à Mulher
O MP-AP também estará presente na Central de Atendimento à Mulher, instalada no Sambódromo, pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário, que tem à frente o desembargador Carmo Antônio de Souza.
Os promotores de justiça substitutos Sophia de Moura Leite e Júlio Kuhlmann foram designados para atuarem nas ações preventivas e educativas para conscientizar e prevenir situações de assédio e outras violências contra a mulher durante as festividades do Carnaval 2025.
Comentários: