A Prefeitura de Mazagão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma caminhada de encerramento da campanha Setembro Amarelo que mobilizou profissionais da saúde, estudantes e representantes comunitários em prol da valorização da vida. A iniciativa simbolizou união, reflexão e mobilização em torno da causa da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental. Participaram do ato representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, o Conselho Tutelar, alunos da Escola Madre Tereza e a deputada estadual Zeneide Costa. Durante o percurso, o tradicional grupo de capoeira Quilombo Brasil ofereceu apresentação cultural, reforçando o apoio simbólico à causa e enriquecendo o momento com elementos de identidade local.
Para a gestão municipal, mais do que concluir a programação do mês, a caminhada significou um compromisso público com políticas de atenção à saúde mental. O secretário de Saúde, Elcimar Braga, expressou agradecimento à participação de todos e ressaltou o empenho dos servidores que tornaram o ato possível. Segundo ele, ações simbólicas como essa ajudam a conscientizar a população sobre sinais de sofrimento emocional e caminhos de acolhimento. Sob determinação do prefeito Chico Nó, a Secretaria reafirmou que dará continuidade ao fortalecimento da saúde mental nas demais atividades da gestão.
A campanha Setembro Amarelo, reconhecida internacionalmente, se insere como um momento estratégico para enfrentar tabus, estimular diálogos e divulgar informações sobre prevenção ao suicídio. Em Mazagão, as ações ocorreram ao longo da semana em escolas, unidades de saúde e espaços públicos, com palestras, rodas de conversa, distribuição de material educativo e intervenções de natureza cultural. Na Escola Dr. Murilo Braga, por exemplo, alunos participaram de dinâmicas e debates, também com apresentação do Quilombo Brasil, em parceria com a UBS Adalton Basílio.
Comentários: