A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e proteger a saúde pública. Com esse intuito, a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias de Saúde (SEMSA) e de Educação (SEMED), realizou, nesta quinta-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maestro Miguel, localizada na zona norte da cidade, uma ação de vacinação voltada para pais, alunos e a comunidade escolar.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que promove atividades contínuas nas instituições de ensino do município, com o objetivo de prevenir doenças e orientar pais e comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a saúde das crianças e também com o autocuidado.
A enfermeira Karime Trajano, responsável pela ação na unidade escolar, destacou a importância das vacinas. “Às vezes, os pais ficam inseguros em levar os filhos para vacinar. Nosso papel dentro do programa também é orientar e esclarecer as famílias sobre a segurança dos imunizantes na prevenção de doenças”, afirmou.
A ação desta quinta-feira disponibilizou vacinas contra Influenza, febre amarela, ACWY (que previne meningites e infecções generalizadas) e HPV (Papilomavírus humano).
O PSE também inclui palestras que têm como objetivo educar a comunidade sobre a importância, os benefícios e a segurança das vacinas.
O secretário municipal de Educação, Madson Millor, acompanhou a ação na escola e comentou sobre o programa.
“Este programa é de grande importância porque traz benefícios para os alunos e para a comunidade, prevenindo doenças e contribuindo diretamente com a educação, pois criança saudável aprende melhor e tem maior assiduidade às aulas”, enfatizou.
A pequena Maria Clara dos Anjos, de 10 anos, estava acompanhada da mãe e explicou por que não precisou se vacinar.
“Eu vim com minha mãe para me vacinar, mas minha carteira está atualizada e não precisei agora. Minha mãe sempre diz que é muito importante tomar as vacinas pra não ficar doente”, contou a menina.
O estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Manoel Ledo da Silva, de 71 anos, tomou as vacinas contra Influenza e Hepatite. Ele considera essencial manter a carteira de vacinação atualizada para evitar doenças. “Todas as pessoas deviam ter essa consciência de que as vacinas salvam vidas”, destacou.
Campanhas como essa são fundamentais para manter a população protegida contra doenças preveníveis.
Comentários: