O promotor eleitoral Hélio Furtado proferiu palestra para os estudantes da Escola Estadual Vidal de Negreiros, no município de Amapá, para orientar sobre o voto consciente e o papel do Ministério Público nas eleições municipais deste ano. A atividade faz parte da campanha educativa que a Promotoria Eleitoral desenvolve nos municípios que fazem parte da 1ª Zona, que compreende, Calçoene, Amapá e Pracuúba.
Na exposição aos alunos com idade entre 16 e 18 anos incompletos, que poderão votar pela primeira vez, o membro do MP Eleitoral fez abordagens sobre a Lei das Eleições, suas permissões e vedações aos candidatos e eleitores, falou da segurança do sistema de votação eletrônica, como funciona a fiscalização do Ministério Público durante o processo, e fez um alerta especial para que fiquem atentos à disseminação das “fake News” e como devem combatê-las.
“O nosso projeto tem por objetivo informar esse público jovem, do voto facultativo, sobre quais os crimes mais comuns nas campanhas eleitorais e da importância de serem eleitores conscientes, para que não sejam influenciados por informações falsas e nem levados a participarem de corrupção eleitoral, como a venda do voto”, ressaltou Hélio Furtado.
MP Eleitoral
O MP Eleitoral não possui estrutura própria. É um órgão de composição mista integrado por membros do Ministério Público Federal (MPF) e promotores de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP). No Estado do Amapá, o MP Eleitoral é chefiado pela procuradora regional eleitoral Sarah Cavalcanti, tendo como substituto, Milton Tiago Araújo de Souza Júnior, designados pelo procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para o biênio 2023-2025. Os promotores do MP-AP exercem as funções de promotores eleitorais por delegação do MPF.
Comentários: