Com as galerias lotadas, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou na terça-feira (20) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado, destacando a importância dos militares na manutenção da segurança e soberania do país. O evento foi conduzido pelo deputado estadual Jory Oeiras (PP) e contou com a presença de autoridades civis e militares.
O deputado Jory Oeiras, em suas palavras, destacou a colaboração fundamental entre os militares e a sociedade civil na proteção do país. "Como policial penal do Estado do Amapá, me sinto à vontade para dizer que considero os militares meus irmãos de farda. Nossas missões convergem para o mesmo objetivo: a proteção da sociedade", afirmou o parlamentar, evidenciando o respeito e a admiração pelos serviços prestados pelos militares.
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Amapá, José Lucas, ressaltou a importância do Dia do Soldado. “O Exército é uma casa que nos marca profundamente, no peito, no corpo e na mente, eternamente. Sinto muito orgulho de ter pertencido a essa instituição e posso dizer que continuo a fazer parte dela. A farda pode nos deixar, mas nós nunca deixamos a farda”, destacou.
Durante a solenidade, foram entregues moções de aplauso e títulos de cidadão amapaense a militares que têm se destacado em suas funções no estado. Entre os agraciados estavam o tenente coronel William Antônio Miranda Silva, comandante do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva, e o general de Brigada, Roberto Furtado Batista, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva – Brigada Foz do Amazonas.
O tenente coronel William Silva agradeceu a homenagem, destacando a honra de ser reconhecido como cidadão amapaense, mencionando a beleza e o potencial do estado. "Cada vez mais me encanto com o estado, com a beleza que o Amapá tem, o potencial que o estado tem, a cultura que o estado tem", afirmou o comandante.
Já o general Roberto Batista ressaltou o papel do Exército Brasileiro na defesa da soberania nacional e a responsabilidade de manter os legados dos heróis do passado, como o Duque de Caxias, patrono do Exército. "Caxias vive hoje e sempre na alma de cada soldado do Exército Brasileiro", declarou o general, reforçando a importância da dedicação dos militares à pátria.
Ao encerrar a cerimônia, Jory Oeiras sublinhou a importância do Dia do Soldado como um momento para que a sociedade reconheça o valor dos militares e reafirme seu compromisso com a pátria. "A Assembleia Legislativa se orgulha de iniciar a Semana do Soldado com esta homenagem, e agradecemos a todos os militares que defendem nosso querido estado do Amapá e o Brasil. A todos, minha continência e respeito", finalizou.
O Dia do Soldado
Instituída em 1923, a celebração do Dia do Soldado, em 25 de agosto, homenageia o nascimento de Duque de Caxias, um dos mais importantes militares da história brasileira, reconhecido por suas contribuições na consolidação do Brasil como nação unificada e por sua atuação em conflitos como a Guerra do Paraguai. É um momento para reconhecer o compromisso, a dedicação e o sacrifício dos militares brasileiros.
Comentários: