A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) aprovou uma proposta que obriga o governo estadual a instalar Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e Pontos de Informações Turísticas (PITs) no aeroporto, em estações rodoviárias, no monumento Marco Zero e em outros locais estratégicos do estado, para dar suporte aos visitantes. Segundo o texto, esses locais deverão fornecer mapas, publicações e orientações aos turistas.
De acordo com a proposta, os postos no Aeroporto Internacional de Macapá terão prioridade na instalação. Já os postos nas rodoviárias intermunicipais serão criados, preferencialmente, por meio de convênios entre a União, os estados e os municípios. As medidas estão previstas no requerimento 1620/2024-AL, de autoria do deputado Lorran Barreto (PSD), aprovado na sessão ordinária da última terça-feira (3).
Ao justificar o requerimento, o autor explica que os centros e pontos de informações turísticas, existentes em muitas cidades do Brasil, são aliados dos turistas que desejam aproveitar melhor os destinos que escolhem para visitar, além de auxiliarem no desenvolvimento e difusão do turismo local, garantindo apoio e informações aos visitantes que chegam à determinada localidade. “Na prática, os CATs e PITs servem, por exemplo, como pontos de ajuda para fornecer informações sobre equipamentos turísticos de cada lugar, como bares, restaurantes, hotéis, transporte e programação cultural. Além disso, podem servir de apoio aos visitantes estrangeiros, com profissionais qualificados e capacitados para o suporte turístico”, concluiu o deputado.
Comentários: