A terceira grande ação do Mais Sorriso, do Governo do Amapá, já demonstra o sucesso do programa que leva procedimentos odontológicos de alta complexidade para populações em regiões remotas. O governador Clécio Luís acompanhou na segunda-feira, 22, o primeiro dia de atendimentos gratuitos realizados com tecnologia de ponta para levar dignidade para moradores do Alto Pirativa, em Santana.
"O Mais Sorriso é o fio condutor, fazendo atendimento especializado com o que tem de mais moderno em tecnologia, garantindo rapidez, menos dor e muita qualidade. Além disso, nós também trouxemos outros serviços do Governo com o Super Fácil das Águas e reconstrução de passarelas; junto com a Marinha do Brasil e a saúde da Prefeitura de Santana. São vários serviços acompanhando essa oportunidade que o Mais Sorriso dá para a gente de chegar nas comunidades mais distantes", afirmou Clécio Luís.
O governador aproveitou a visita à região para conversar com moradores nas comunidades de São Raimundo do Pirativa, São João do Matapi e Santo Antônio do Matapi. Observando as condições e ouvindo a população, Clécio se comprometeu em levar mais investimentos em educação e também com equipamentos sociais, mantendo a presença do Estado nessas comunidades quilombolas e ribeirinhas.
Nesta edição, o Mais Sorriso é baseado na comunidade quilombola de São Raimundo do Pirativa, onde o Governo do Estado montou uma estrutura ofertando procedimentos inéditos de alta complexidade: tratamento de canal em até meia hora, pinos e coroas feitos na hora, e próteses confeccionadas em 3D, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
"Nós trouxemos de Macapá 4 cadeiras odontológicas, equipamos com raio-x digital e todos os outros equipamentos para permitir atendimento de alta qualidade para essa população, com tratamentos especializados. Vocês vão poder acompanhar como, em pouco tempo, conseguimos transformar sorrisos e muitas vidas", destacou a cirurgiã-dentista e primeira-dama de Estado, Priscilla Flores, coordenadora do Programa Mais Sorriso.
Nesta gestão, a saúde é prioridade imediata, absoluta e inegociável, executando iniciativas que alcançam comunidades onde a assistência odontológica demorava a chegar, e hoje são contempladas por um serviço que garante saúde bucal e cidadania. São sorrisos como o do adolescente Wesley Henrique Rodrigues, de 15 anos, que o programa restaura, proporcionando maior qualidade de vida para ele e sua família.
"Um dia eu estava brincando de 'pira-esconde' com meus primos, eu não vi uma cadeira, bati nela, e quebrou meu dente. Eu ainda tinha 11 anos quando aconteceu. Faz 4 anos que eu não conseguia sorrir e agora eu consigo rir com vontade. Hoje os dentistas ajeitaram e agora é acostumar com o sorriso novo", descreveu o Wesley.
Com a ação, são beneficiadas ao todo 14 comunidades das margens dos rios Pirativa e Matapi. O programa não chega sozinho: os moradores podem acessar serviços do Estado e parceiros por meio do Super Fácil das Águas; serviços da atenção básica ofertados pela Prefeitura de Santana; e também os da Marinha do Brasil, parceiros da ação.
Comentários: