
A atleta de futebol feminino do Grêmio, Fernanda Miranda, natural de Laranjal do Jari, Amapá, foi reconhecida com uma Moção de Aplausos pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A distinção foi proposta pela presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União), e entregue durante a sessão ordinária da última quinta-feira (14) no plenário Deputado Dalto Martins.
A presidente destacou a importância do evento para a casa legislativa, que busca homenagear indivíduos de grande relevância para o esporte local e nacional. Ela ressaltou o papel do presidente e fundador do Instituto Léo Moura, Adolfo Costa, e a significativa contribuição do senador Davi Alcolumbre na realização do projeto no Amapá. O projeto abrange 20 núcleos nos 16 municípios do estado, capacitando crianças e jovens no futebol e promovendo oportunidades através da instalação de gramados sintéticos em arenas de futebol.
Fernanda Miranda conquistou o título de Campeã Brasileira de Futebol Feminino Sub-17 pelo Grêmio, derrotando o Flamengo por 5 a 3 na disputa de pênaltis em 26 de novembro.
Conhecida como "Fê" no tricolor gaúcho, a jogadora foi revelada pelo projeto social 'Passaporte Para Vitória' do Instituto Léo Moura, beneficiando aproximadamente seis mil crianças e adolescentes no estado. A presidente Alliny Serrão ressaltou os desafios enfrentados por Fernanda, destacando o preconceito de gênero presente nessa jornada esportiva, ainda predominantemente masculina.
Fernanda Miranda esteve acompanhada de Adolfo Costa, presidente e fundador do Instituto Léo Moura, Éder Ferreira de Lima, coordenador do projeto Passaporte para Vitória, Alberney Santos da Silva, auxiliar administrativo do projeto, Jaime Ferreira de Moura, professor de educação física do projeto, André da Silva e Denilson Machado dos Santos Oliveira, auxiliares técnicos de campo, e Marlon Santos dos Santos, secretário municipal de Esportes e Lazer de Laranjal do Jari. Todos foram agraciados com a Moção de Aplausos.
O deputado Jory Oeiras (PP) elogiou a iniciativa do senador Davi Alcolumbre pelo apoio. "Hoje, o Instituto Léo Moura está presente em 17 estados, com mais de 130 escolinhas, atendendo cerca de 40 mil crianças em situação de vulnerabilidade social. Para participar do projeto, as crianças precisam apresentar bom desempenho escolar", ressaltou o deputado.
O primeiro vice-presidente da Alap, deputado Jaime Perez (PTB), esportista na modalidade de basquete, relembrou sua própria luta ao integrar a equipe do Clube do Remo (PA). "Jogar fora do Estado não é fácil, geralmente você enfrenta a famosa panelinha ao selecionar os mais influentes. É uma honra tê-la quebrando essas barreiras e representando nosso Estado e o município de Laranjal do Jari", expressou o deputado.
Adolfo Costa, presidente e fundador do Instituto Léo Moura, emocionado, utilizou a tribuna da Casa para recordar a jornada vitoriosa de Fernanda Miranda no Rio Grande do Sul. "Quando chegamos ao Sul, a temperatura era de 17 graus, e ela superou as adversidades, tornando-se campeã brasileira em sua categoria. A boa notícia para todos é que Fernanda está assinando seu primeiro contrato para atuar nas categorias do sub-20. A partir de agora, ela será aproveitada nessa categoria. Isso não é para qualquer um. É para quem luta, tem vontade e força", destacou Adolfo Costa.
A meia-atacante chegou ao Rio Grande do Sul após ser selecionada em uma avaliação com mais de 400 atletas no Amapá. Vestindo a camisa 18 do Grêmio, Fê participou da campanha invicta do time gaúcho no Brasileirão Feminino Sub-17, com direito a um gol de pênalti na final da competição contra o rubro-negro carioca.
