Após três anos de luta e de atuar diretamente nas articulações para a concretização desta conquista para os moradores de São Joaquim do Pacuí, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) participou, na sexta-feira. 13, do lançamento do serviço de telefonia e internet móvel no distrito de São Joaquim do Pacuí, em Macapá – demanda antiga dos moradores da região. Foram várias reuniões, conversas e altos investimentos para levar às comunidades próximas a cobertura de telefonia e internet móvel 3G da Claro.
A expectativa é de que em maio de 2025 sejam instaladas antenas 4G e 5G na mesma torre, aprimorando, assim, a qualidade da rede móvel de telefone e, principalmente, da internet. Também serão alcançadas pelo sinal comunidades de locais que abrangem um raio de até 2,5 quilômetros a partir da localização da antena, como Balneário São Raimundo do Pacuí, Balneário de Liberdade do Pacuí e Escola Família Agrícola do Pacuí. “É uma conquista histórica. Estamos levando não somente acesso à informação, à modernização, como também qualidade de vida para todos os moradores”, disse o senador Davi.
Também participaram do lançamento o governador Clécio Luís e os representantes da empresa Claro: Fábio Andrade, vice-presidente institucional; André Luís Carvalho, diretor de Relações Institucionais; e Luanne Batista, diretora de Relações Institucionais.
A luta do senador Davi pela instalação de sinal no distrito começou em 2021. Desde então, foram realizados estudos técnicos e financeiros com as coordenadas geográficas exatas da localidade para a formatação de um projeto de cobertura.
Em janeiro de 2022, a Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano de Macapá informou à Claro que estava impossibilitada de expedir licenças de instalação e funcionamento de antenas em virtude de uma decisão judicial liminar de setembro de 2020 em sede de Ação Civil Pública.
Em 2023, após dois anos de extensa interlocução do senador Davi junto à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá e à 2ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Conflitos Agrários da Comarca de Macapá, a questão judicial de impedimento foi resolvida, o que possibilitou a expedição das licenças necessárias para que s Claro fizesse a implantação dos serviços de telefonia e internet móvel na comunidade do Pacuí.
“Foi um caminho longo, com muitos percalços, mas nós conseguimos. Estamos felizes porque, a partir de agora, um mundo de oportunidades se abre para os pacuíenses e nós estamos aliviados, com a sensação de dever cumprido”, destacou o parlamentar. (Fonte DA)
Comentários: