Na terça-feira (24), a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira da Amazônia, a menos de 20 dias da realização do Círio de Macapá (13 de outubro). A imagem foi acompanhada por servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e membros da Diretoria do Círio de Macapá, sendo recebida na Alap pelos parlamentares Jory Oeiras e Zeneide Costa e por um grupo de crianças vestidas de anjos, que conduziram a imagem até o plenário Deputado Dalto Martins, onde houve missa, pronunciamentos, homenagens musicais e o acesso do público ao salão plenário.
O celebrante, Bispo de Macapá Dom Pedro José Conte, fez uma reflexão sobre o livro de Lucas 1:38, destacando que, para rezar bem, não basta acreditar que alguém esteja ouvindo e prestando atenção às nossas orações. É necessário confiar no grande projeto de amor divino, que se estende aos bons e aos maus, aos justos e aos injustos, com uma atenção especial pelos pequenos, sofredores e errados. Segundo ele, são nos momentos de intimidade com Deus, através da oração, que tomamos as grandes decisões de nossa vida e crescemos na confiança e na paz do coração.
O deputado Jory Oeiras, membro da Frente Parlamentar Católica na Alap, agradeceu a presença dos servidores da Casa na missa e ressaltou a importância do momento. “A imagem de Nossa Senhora de Nazaré vem a esta Casa para nos trazer paz, para que possamos ter uma mente mais humanizada e oferecer dias melhores para nossa comunidade. Muito obrigado, grato a Deus e a Nossa Senhora”, comentou o deputado.
Dom Pedro José Conte, ao fazer uso da palavra, agradeceu a Deus pela vida e à Assembleia Legislativa pela oportunidade de homenagear Nossa Senhora dentro do Poder Legislativo. Ele também lembrou o tema do Círio de Macapá deste ano: “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o reino de Deus aconteça!”.
“O Círio nos oferece a oportunidade de viver a fé em comunidade. Abençoamos aqueles que recebem a Virgem nas peregrinações, aqueles que estão nas aldeias, os ribeirinhos e demais pessoas que vivem distante da cidade”, afirmou o Bispo Dom Pedro José Conte.
Também participaram da missa as deputadas Aldilene Souza e Telma Nery, além do Diretor Legislativo, Antônio Aparecido da Silva, que estava acompanhado de sua mãe. O Círio em devoção a Nossa Senhora de Nazaré acontece no segundo domingo de outubro, em Macapá, no tradicional percurso que parte do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e segue em direção à Igreja Matriz de São José.
O evento oficial começou no dia 24 de agosto, com a missa dos colaboradores e patrocinadores, e continua no mês de setembro com as peregrinações. Até a data da festividade principal, em outubro, a imagem percorrerá repartições públicas e privadas durante todo este mês. Conforme divulgado pela Diocese de Macapá, a missa que ocorre um dia antes da programação principal, chamada Missa de Transladação, passou por uma alteração e será campal. Nessa missa, ocorre a troca do manto em frente à Catedral Histórica de São José.
Comentários: