Em um clima de reconhecimento e celebração, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, nesta segunda-feira (23), uma sessão solene no Plenário Dalto Martins para homenagear os 15 anos de implantação do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual R. Nelson Vieira (PL), em reconhecimento à relevância da graduação para a saúde pública do estado. A cerimônia reuniu autoridades, docentes, estudantes, ex-gestores da universidade e profissionais da saúde.
Implantado em 2010, o curso de Medicina da Unifap é um marco na formação de profissionais da saúde no Amapá. Com média de 50 formandos por ano, possui conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e infraestrutura moderna, incluindo um Centro de Pesquisa Clínica de padrão internacional.
Durante a solenidade, o deputado R. Nelson Vieira destacou a importância da graduação para o estado. “A Alap reconhece o impacto que o curso tem no avanço da saúde amapaense, que representa um passo decisivo para garantir atendimento qualificado tanto na capital quanto nos municípios", afirmou R. Nelson Vieira.
O formando, Pablo Cordeiro, também falou sobre o significado de concluir a graduação na Unifap e suas expectativas para o futuro. “Antes, quem queria ser médico precisava sair do estado, mas hoje, podemos estudar e trabalhar aqui. É gratificante poder me formar e contribuir com a saúde da minha terra. Minha carreira será no meu Amapá”, afirmou.
Atualmente, o curso forma médicos generalistas e humanistas, com foco na saúde integral. A Unifap também oferece residências médicas em várias especialidades, sendo algumas em parceria com hospitais locais. Além disso, o Hospital Universitário (HU) serve como centro de formação prática e referência no atendimento à população.
A coordenadora do curso, professora Rosilene Cardoso, relembrou o esforço coletivo para estruturar a graduação e ressaltou as conquistas alcançadas. “Desde o início, planejamos cuidadosamente a criação do curso. A maior conquista foi a implantação do Hospital Universitário, que oferece um espaço essencial para a formação prática dos nossos alunos”, destacou Rosilene Cardoso.
A solenidade contou ainda com a participação do ex-reitor e idealizador do curso, José Carlos Tavares; do médico geriatra Alessandro Nunes, homenageado por sua contribuição à implantação da graduação; da professora Sandra Mota, chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde; do vereador Ezequias Silva e de outros convidados.
