Jornal Dos Municípios

Domingo, 27 de Abril de 2025

Notícias/Assembléia Legislativa AP

Sessão solene marca Dia da Consciência Negra no Parlamento Amapaense

O evento também homenageou comunidades e lideranças quilombolas do Estado, dando continuidade ao projeto “Amapá Quilombolas”.

Sessão solene marca Dia da Consciência Negra no Parlamento Amapaense
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Conforme proposição da deputada Dayse Marques (Solidariedade), a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, nesta sexta-feira (22), no plenário Deputado Dalto Martins, uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Consciência Negra. O evento também homenageou comunidades e lideranças quilombolas do Estado, dando continuidade ao projeto “Amapá Quilombolas”.
Uma das principais questões levantadas durante a sessão foi a regularização das terras e a implementação de políticas públicas voltadas à população quilombola. “É com grande honra que nos reunimos nesta data significativa para refletir sobre a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data que rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos do povo negro no Brasil”, destacou a presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos. 
Para a deputada Dayse Marques, que presidiu a sessão, este é um dia de reflexão, mas também de celebração. “É um momento para reverenciar a história de resistência e dignidade de milhões de brasileiros e brasileiras que, ao longo dos séculos, enfrentaram o racismo, a discriminação e a marginalização, mas que, ao mesmo tempo, contribuíram profundamente para a construção de nossa identidade nacional. A cultura, a arte, a religiosidade e as tradições afro-brasileiras estão presentes em todos os aspectos da nossa vida cotidiana e são, sem dúvida, uma das principais fontes de riqueza de nosso país”, comentou a deputada. Ela ressaltou o compromisso da Casa de Leis com a luta pelos direitos quilombolas, principalmente na efetivação do projeto Amapá Quilombola
Durante o evento, houve uma exposição com livros, peças de artesanato e gastronomia no hall de entrada da Assembleia Legislativa. “O desenvolvimento das ações que a Fundação Marabaixo vem implementando dá ênfase à melhoria da qualidade de vida das comunidades afrodescendentes, e isso é fundamental para dar viabilidade a esse segmento historicamente excluído”, comentou Josilana Santos. Ela destacou a importância do projeto Amapá Quilombola, constituído por ações que fortalecem o debate das principais pautas quilombolas e buscam a formulação e implementação de políticas públicas para a população negra, tradicional e quilombola no estado do Amapá.
Ao final, mais de 40 lideranças e autoridades receberam moções de aplausos, reconhecendo sua contribuição na luta por igualdade e direitos das comunidades tradicionais.

Comentários:
Camila Sampaio

Publicado por:

Camila Sampaio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )