A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada estadual Alliny Serrão, participou na noite desta terça-feira (25) da sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) para o biênio 2025-2027. O evento ocorreu no plenário do cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, na zona norte da capital.
O desembargador Adão Carvalho, que deixou a presidência do TJAP, fez um discurso de agradecimento, destacando o apoio da família, dos magistrados e da equipe técnica. "Este momento é de gratidão. Agradeço à minha família, minha esposa e minha irmã, que me deram suporte espiritual e moral ao longo dessa jornada. Agradeço também aos magistrados, magistradas e servidores que atuaram incansavelmente para que conseguíssemos avançar e enfrentar desafios. Nosso trabalho foi pautado na busca incessante por transparência, eficiência na gestão dos recursos públicos e compromisso com uma Justiça mais inclusiva. Deixo a presidência do TJAP com a certeza de dever cumprido", afirmou.
Em seu discurso, a deputada Alliny Serrão destacou a importância da parceria entre a Assembleia e o TJAP. Ela elogiou a gestão do desembargador Adão Carvalho, ressaltando sua atuação transparente e o reconhecimento nacional do tribunal pela produtividade. Ao cumprimentar o novo presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, desejou sucesso e reafirmou o compromisso da Assembleia em manter uma relação harmônica entre os poderes. "Reafirmamos nosso compromisso com uma relação harmônica entre as instituições. Somente com união conseguiremos promover transformações reais na vida da população do Amapá", afirmou.
O governador Clécio Luís também participou da solenidade e parabenizou os empossados, reforçando a importância da parceria entre os poderes. "A transição de gestão é um momento de reconhecimento pelo trabalho realizado e de boas-vindas aos que assumem novos desafios. Agradeço ao desembargador Adão Carvalho pela dedicação nos últimos dois anos e desejo êxito ao desembargador Jayme Ferreira e sua equipe. O Amapá vive um momento único e precisamos fortalecer nossa colaboração institucional para garantir avanços e desenvolvimento para o estado", declarou.
Ao tomar posse, o desembargador Jayme Ferreira ressaltou a responsabilidade do cargo e os desafios da magistratura. "Assumo esta missão com plena consciência da responsabilidade que me foi confiada e com inabalável disposição para servir à Justiça e ao povo amapaense", disse. Ele enfatizou que "o fortalecimento do Judiciário reflete-se na segurança jurídica, na paz social e no progresso do nosso povo. A harmonia entre os poderes é essencial para a construção de um Amapá mais justo e próspero".
Durante a posse, os desembargadores Jayme Ferreira (presidente do TJAP), Carlos Tork, que assumiu o cargo de vice-presidente, e João Lages, empossado como corregedor-geral de Justiça, prestaram juramento de respeitar as Constituições Federal e Estadual, além das leis do país. A leitura dos termos de posse foi realizada pelo secretário-geral do TJAP, Veridiano Colares, e a assinatura ocorreu na presença do ex-presidente do TJAP, Adão Carvalho, que declarou os desembargadores oficialmente empossados.
Fonte/Créditos: Ascom Alap
Créditos (Imagem de capa): Ascom Alap
Comentários: