Jornal Dos Municípios

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Governo do Amapá

‘Passam atuar na linha de frente da segurança pública do Amapá’, destaca governador Clécio Luís sobre militares concluintes do curso da Rotam

Com investimento e valorização, Governo do Amapá reforça segurança pública com 19 novos formandos do 10º Curso Operacional, considerada uma das mais exigentes da corporação.

‘Passam atuar na linha de frente da segurança pública do Amapá’, destaca governador Clécio Luís sobre militares concluintes do curso da Rotam
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Amapá celebrou a formatura do 10º Curso Operacional de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (10º COR/Rotam), da Polícia Militar (PM-AP) na terça-feira, 30. A capacitação formou 19 militares, e é considerada uma das mais exigentes da corporação. O principal objetivo é preparar os policiais para atuarem em ocorrências de alta complexidade.

"A solenidade marcou a conclusão de uma etapa desafiadora na vida profissional dos policiais, que agora passam a reforçar a tropa de elite responsável por atuar na linha de frente da segurança pública do estado", destacou Clécio Luís, governador do Amapá.

Este é o segundo curso realizado na atual gestão, e reforça a política de valorização e qualificação dos profissionais da segurança pública do Amapá. O primeiro foi o no 9º COR, realizado em 2023, com 18 policiais formados, sendo 12, da Polícia Militar do Amapá, e outros 6 policiais militares vindos de outros estados do Brasil, sendo 3 do Pará,1 do Maranhão, 1 de Santa Catarina e 1 do Acre, para obter a doutrina e formação da Rotam do Amapá.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com levantamentos da PM-AP, a Rotam é responsável por cerca de 60% dos atendimentos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a qual faz parte, o que a torna uma das companhias mais atuantes e respeitadas da instituição.

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Clécio Luís, do vice-governador, Antônio Teles Júnior, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, do secretário de Segurança Pública, delegado Cezar Vieira, do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Klebson Nascimento e outras autoridades.

Familiares dos formandos também prestigiaram o evento, reforçando a importância do apoio às trajetórias dos novos operadores. Durante a solenidade foi anunciado pelo governador Clécio Luís, que a Rotam passará a atuar na Zona Norte de Macapá. A mudança acontecerá por meio da permuta com o BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), sem prejuízo aos projetos sociais já desenvolvidos na região. Segundo o gestor, o objetivo é ampliar a presença territorial da Polícia Militar em uma das áreas mais populosas da capital.

"A medida também representa um reforço no enfrentamento ao crime organizado e às facções criminosas. É um momento de reconhecimento desses policiais que concluíram um curso difícil e de grande responsabilidade, mas também de reafirmação do compromisso do Estado em levar mais segurança à Zona Norte. Queremos a polícia cada vez mais próxima e presente na vida da população”, destacou o governador, ao ressaltar o papel estratégico da Rotam no combate à criminalidade e também social que a segurança pública exerce perante a sociedade.

O secretário de Segurança Pública, delegado Cézar Vieira, enfatizou que a formatura reflete o investimento contínuo em valorização e integração das forças policiais, promovido pela gestão do governador Clécio Luís. 

“Atuamos em um ambiente de valorização e investimentos na segurança, com resultados expressivos e entregas jamais vistas no Amapá. A nova turma de 'rotamzeiros' representa mais tranquilidade para a população. O povo do Amapá dorme mais seguro sabendo que temos novos policiais preparados para atuar na linha de frente", disse o gestor.

Em sua fala, o comandante da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, explanou sobre o esforço exigido durante o curso e o valor do brevê conquistado pelos formandos. “Os senhores que estão se formando entendem o que vale esse curso e o que custou para terem esse resultado. Valorizem todos os dias esse aprendizado e essa conquista que carregam no peito”, afirmou.

Costa Júnior lembrou que a Polícia Militar vai além da repressão ao crime, atuando também na prevenção, ressaltando o papel do Governo do Amapá nos investimentos em capacitação e estrutura para a corporação .

“Não há cenário hoje de segurança pública em que não se pense na presença da Polícia Militar nas ruas. E quando falamos em combate às organizações criminosas, é impossível não pensar na Rotam dentro desse contexto. A gestão está fazendo a sua parte e a Polícia Militar mostra cada vez mais seu valor, e tenho certeza de que os senhores farão a diferença nas ruas”, concluiu o comandante.

 

Comentários:
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )