A Prefeitura de Mazagão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou nos dias 18 e 19 de junho uma capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (SBV), com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais que prestam assistência à população, especialmente em situações de urgência e emergência.
A formação foi promovida pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU (NEU-SAMU) e reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem que atuam nas unidades do interior, condutores de ambulância e bombeiros civis do município. Durante os dois dias de atividade, os participantes puderam aprimorar conhecimentos técnicos, revisar procedimentos e reforçar práticas essenciais para o primeiro atendimento a vítimas de acidentes, mal súbito e outras ocorrências que exigem resposta rápida.
O Atendimento Pré-Hospitalar é uma etapa fundamental da rede de urgência, pois envolve os primeiros cuidados prestados antes da chegada do paciente a uma unidade de saúde. Já o Suporte Básico de Vida reúne procedimentos que podem ajudar a preservar a vida, reduzir riscos e evitar o agravamento do quadro até que o atendimento especializado seja realizado.
De acordo com o Ministério da Saúde, o SAMU 192 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio de orientações e envio de veículos com equipes capacitadas, acionadas por uma Central de Regulação das Urgências. Nesse contexto, ações de educação permanente, como a capacitação realizada em Mazagão, são importantes para manter equipes preparadas e alinhadas aos protocolos de atendimento.
A iniciativa também ganha relevância pela realidade territorial do município, que possui comunidades urbanas e rurais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mazagão tem 21.924 habitantes, conforme o Censo 2022, e área territorial superior a 13 mil quilômetros quadrados. A qualificação de profissionais que atuam nas unidades do interior e no transporte de pacientes contribui para ampliar a segurança e a eficiência no atendimento à população.
A Prefeitura de Mazagão agradeceu aos capacitadores do NEU-SAMU pela dedicação e pelo compartilhamento de conhecimento, além de reconhecer o empenho dos participantes. A gestão destacou que investir na formação das equipes é uma medida essencial para fortalecer a saúde pública e garantir um atendimento cada vez mais humanizado, técnico e responsável no município.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se