O Governo do Amapá entregou nesta quinta-feira, 1º, o novo prédio do 10º Batalhão da Polícia Militar, chamado de "Força Tática", na Rua Claudomiro de Moraes, na Zona Sul de Macapá. Considerado estratégico, o local integra os investimentos do Estado contra a criminalidade.
Uma cerimônia com a presença da comunidade e de integrantes das forças de Segurança Pública marcou a entrega do novo espaço, que leva o nome do Cadete PM Ralkeny Nascimento dos Santos. Esse é o primeiro batalhão da PM amapaense que faz homenagem a um militar que contribuiu com o desempenho da instituição.
"Além de melhorar as condições de trabalho, passamos uma mensagem clara: temos uma segurança pública unida com a comunidade, forte e robusta para enfrentar a violência, que é uma das nossas prioridades. Para isso, continuaremos investindo em infraestrutura, em equipamentos de ponta, e também nos nossos policiais", declarou o governador Clécio Luís.
A Força Tática agora tem um prédio próprio, em que a comunidade local pode interagir de forma mais próxima com o batalhão.
"Nós recebemos com muita gratidão a Força Tática no nosso bairro, porque eu tenho certeza que vai melhorar muito para a nossa população, trazendo paz e policiamento. Nosso bairro dos Congós está violento e precisa da PM presente", falou José Elenildo da Silva, o "Munjoca", presidente da Federação Amapaense dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Amapá.
O Batalhão conta com 115 policiais militares, sendo 16 mulheres, e atua na linha de frente, atendendo as ocorrências mais perigosas. O prédio é entregue na chamada “área vermelha”, uma região com altos índices de criminalidade.
"Essa entrega representa um ganho operacional extremo, uma vez que estamos próximos de uma das áreas mais conflitantes, que engloba o Congós, Buritizal e Zerão. Estando aqui, conseguimos chegar de forma mais célere também em Santana e na Zona Oeste. A vinda para a Claudomiro de Moraes é estratégica e bastante eficaz", citou o comandante da Polícia Militar do Amapá, coronel Adilton Corrêa.
Aparelhando a Polícia Militar, o Governo fortalece a política de segurança pública para a promoção da prevenção, da paz e da justiça.
"Esse batalhão é importante para Macapá e Santana principalmente. A Força Tática é robusta, tem uma atuação focada no combate estratégico e, com certeza, dá segurança para a população", acrescentou o secretário de Justiça e Segurança Pública, o delegado José Neto.
Obra
O trabalho, que começou em 2021, coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), utilizou recursos próprios do Governo do Amapá, no valor de quase R$ 2.7 milhões. O aparelhamento e mobiliário do prédio foram feitos pela Secretaria da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a identificação visual do prédio foi elaborada pela Secretaria da Comunicação (Secom).
O prédio recebeu intervenções na estrutura interna e externa, como na pintura, iluminação em LED, pisos, rede elétrica, rede hidrossanitária, sistemas de acessibilidade, coberturas, e na climatização. Os espaços também ficaram mais ventilados e foi feita a recuperação do muro e das calçadas.
O Batalhão conta com prédio administrativo, alojamentos, auditório, permanência, estacionamento coberto e ainda uma área que vai poder abrigar projetos sociais (capoeira, muai thai, e outras artes marcais) da região e do Habitacional São José.
"Aqui foram feitas diversas intervenções para recuperação estrutural. Agora é uma área totalmente requalificada, que não conta somente com o efetivo da Força Tática, mas também com ambientes auxiliares, como auditório e espaço coberto, onde podem ser desenvolvidos projetos sociais e outras atividades da Polícia que tem tanto a contribuir com o Amapá", afirmou o titular da Seinf, David Covre.
Força Tática
O 10º Batalhão da Polícia Militar do Amapá nasceu em 2010, quando a então Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM), criada em 2008, foi alçada ao posto de batalhão, sendo chamado de Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado (BRPM).
Em 2017, a Polícia Militar alterou o nome para Batalhão de Força Tática, tendo como principal função o patrulhamento tático, que é uma ação de caráter mais enérgico e especializado, dotado de efetivo com treinamento específico.
Durante estes 5 anos de atividades, a Força Tática tem destaque expressivo no combate à criminalidade e na qualificação de policiais. Já foram mais de 190 agentes de segurança pública formados em 4 cursos, além de contabilizar 16 mil porções de drogas apreendidas, 577 foragidos recapturados, aproximadamente 330 armas de fogo apreendidas e cerca de 200 veículos recuperados.
O 10º BPM recebeu o nome de “Cadete PM Ralkeny Nascimento dos Santos” (decreto estadual nº 3022/2013), uma homenagem ao militar que serviu na unidade em 2011, considerado um profissional exemplar e dedicado. Em 2012, ele iniciou o Curso de Formação de Oficiais e acabou falecendo no ano de 2013, com apenas 25 anos, vítima de um tiro acidental.
Comentários: