Gabriel de Almeida Café, um exemplo de Educação, Cultura e Esporte

Hoje, Diretor da Escola onde um dia foi aluno o Diretor Ruan Marinho Juntamente do Diretor Adjunto Natanael contam para a equipe do Jornal dos Municípios os avanços da Escola no tão sonhado ENEM mesmo atendendo a imensa demanda: “A gente já trabalha com alunos de primeiro a terceiro ano, é uma escola que ela é bem procurada pela comunidade escolar e tem a comunidade participativa aqui da escola, nós temos uma clientela de 3.000 alunos que se dividem em 1000 pra cada Ano do ensino médio então são três turnos aqui bem oxigenados, e ainda sim procuramos atender a comunidade. Nossos professores eles tem mestrado doutorado a gente trabalha aqui com o apoio da secretaria de educação com a central do Enem, então o aluno vai poder tentar oportunidade de colocar o aluno para estudar no contra turno de segunda e terça e quinta e já vai economizar o dinheirinho alcançar 980.s no ENEM”
Para atender essa Demanda o Diretor Adjunto Natanel conta como é atender tantos alunos e pais para deixar a escola preparada para o inicio do ano letivo: “ Geralmente a gente faz um planejamento estratégico para atender toda essa demanda Porque além dos alunos de 3.000 a gente tem uma media de 230 funcionários para eles também fazer a gestão com eles Os professores, pessoal de apoio, a equipe é pedagógica incluíndo a equipe gestora. E assim a gente planeja todo ano letivo a escola recebe recursos estaduais e a partir de 2022 Federais, nós conseguimos organizar a questão da prestação de contas de gestões passada, então a gente já conseguiu equilibrar isso, começamos a desenvolver uma outra estrutura física com pequenos reparos pinturas para escola eu mesmo já tá na tentativa de organizar e a questão aí da do paisagismo da escola também aí na frente, a questão dos laboratórios com a nova metodologia que o novo ensino médio requer onde nós vamos ter mais 34 turmas só do novo ensino médio quer dizer primeiro e segunda serie e ano que vem a terceira série que aí tem um total de 56 turmas, manhã tarde de noite então precisa ser uma dimensão muito grande que a escola tem em que a gente vai organizando com esse dinheiro da manutenção da Merenda como apoio da Secretaria de Educação.”
Gigante da FAB nos Esportes e na Educação

O “Gigante da Avenida FAB” além do titulo no ENEM onde também já foi destaque, a escola no Esporte tem excelentes referencias, a equipe de Basquete da Escola é conhecida pelas quadras de Macapá como uma das mais preparadas, representando o Estado do Amapá em Vários campeonatos nacionais.

Na seletiva de 2019 a equipe de Basquete Feminino e Masculino arrancaram elogios de todos e representaram o Amapá no Campeonato Nacional realizado na Bahia, em retorno a gestão do Diretor Ruan e Natanael continuam investindo no Esporte para os Alunos pois entende da importância para a sociedade e para a comunidade escolar

Com a nova Quadra reformada as turmas de desporto já iniciam as tratativas para os campeonatos desse ano.
Investimentos
A Gestão dos Diretores não se limitam apenas ao Esporte, com a preocupação em regularização das contas escolares, a escola conseguiu sair da inadimplência e abriu muitas portas para receber investimentos de fundos até mesmo de bancos para formar parcerias de ensino, que é um exemplo do Banco do Brasil que esse ano a gestão espera receber investimentos para aumentar mais ainda a estrutura e entregar além do que já é uma estrutura de qualidade para todos .

Um dos exemplos físicos é o refeitório da escola climatizado e organizado para atender todos os alunos de todos os turnos, onde a gestão conta com uma equipe de merendeira e nutricionistas aptas a entregar uma merenda de qualidade para os alunos da escola aumentando e muito a qualidade de ensino de todos.
A equipe de Diretores conseguiu até sanar problemas de distribuição de água da escola realizando a escavação de um poço artesiano, aumentando a distribuição de água pro prédio e impedindo a interrupção de aulas na rede devido a falta.
Atendimento a alunos na rede psicopedagoga
O Diretor Ruan explica que a estrutura montada não fica na física e educacional, a gestão também tem preocupações com a qualidade emocional dos alunos e gestores da instituição
“A nossa escola tem várias parcerias um exemplo bacana que a gente pode dar para vocês é a questão do SEVEDUC que aqui na escola a gente tem as práticas interativas se o aluno tiver passando por uma depressão, precisando de ajuda, a gente tem a nossa sala de acolhimento, a nossa sala acolhimento tem pessoas qualificadas para isso né atender essa pessoa vai começar depois a gente vai encaminhar para os orgãos competentes. Nós temos uma psicóloga aqui na escola que atende, recentemente uma mãe de aluna até mandou uma mensagem para nós aqui da escola agradecendo pois a filha melhorou muito e hoje a filha já vai para outro estado que já conseguiu até trabalho e a aluna estava numa situação de risco de querer se suicidar mas graças a Deus com apoio que a nossa escola tem, da equipe de psicólogos da UNIFAP que auxiliam quem tá com depressão quem tá com ansiedade até mesmo nossos professores. Recentemente tivemos um plantão aqui imenso que atendeu muitas pessoas da comunidade precisando de ajuda nesse sentido”
A Gestão segue realizando um excelente trabalho e procurando a cada ano melhorar mais e entregando resultados positivos para pais e alunos, de fato uma escola modelo para o Estado do Amapá.
