Jornal Dos Municípios

MENU

Notícias / Ministério Público do Amapá

Excelência Ambiental: MP-AP recebe reconhecimento do CNMP pelo aplicativo Radar Ambiental

O aplicativo Radar Ambiental desenvolvido pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) foi agraciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o selo de “Excelência Ambiental”, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), em Brasília.

77
Excelência Ambiental: MP-AP recebe reconhecimento do CNMP pelo aplicativo Radar Ambiental
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O aplicativo Radar Ambiental desenvolvido pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) foi agraciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o selo de “Excelência Ambiental”, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), em Brasília. 
O procurador-geral de justiça, Paulo Celso Ramos, e o promotor de justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), André Araújo, receberam a honraria que é uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente (CMA/CNMP), presidida pela conselheira nacional do MP, Ivana Cei, que conduziu o evento.
O presidente da Associação dos Membros do MP do Amapá (Ampap), José Barreto, e os promotores de justiça Laércio Mendes e Manoel Edi de Aguiar prestigiaram a entrega do selo instituído para reconhecer e valorizar projetos inovadores do MP brasileiro que contribuem para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
“É com grande satisfação que dou início a esta significativa cerimônia que marca um momento especial para o Ministério Público brasileiro e para a proteção ambiental em nosso país. Hoje, não apenas celebramos a excelência e o comprometimento de nossos membros com a causa ambiental, mas também consolidamos importantes parcerias e lançamos iniciativas transformadoras”, iniciou Ivana Cei.
A conselheira e presidente da CMA também destacou que o selo de “Excelência Ambiental” representa muito mais que um reconhecimento formal, simboliza o esforço incansável de dedicados membros do Ministério Público que, em diferentes regiões do Brasil, desenvolvem projetos inovadores e efetivos para a proteção de nosso patrimônio ambiental. “Cada iniciativa que reconhecemos hoje representa uma história de dedicação, criatividade e perseverança. São exemplos que inspiram e motivam, mostrando que é possível fazer a diferença quando há comprometimento e trabalho sério”, destacou.
Dezoito projetos do Ministério Público brasileiro foram homenageados na categoria “Diálogos Ambientais”. O projeto do MP-AP foi reconhecido como projeto “Destaque em Tecnologia”, junto com os projetos “Novo Sondar”, do MPMG, e Geo Radar, do Ministério Público Federal.
“Para nós do MP do Amapá é um orgulho imenso poder contribuir sobremaneira para combater crimes ambientais, mais ainda, por termos uma equipe dedicada, competente e com conhecimentos para desenvolver importante ferramenta que vai cooperar para a preservação ambiental do país”, comemorou Paulo Celso Ramos.
Radar Ambiental
O Radar Ambiental foi concebido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO-AMB), sob a orientação do promotor de Meio Ambiente, Marcelo Moreira, então coordenador do Centro, com participação das servidoras Mariana Zanatta e Viviane Amanajás (cedida). “Nesse processo de criação, pensávamos um programa que não competisse com os demais canais do Ministério Público e que oportunizasse a geração de dados capazes de promover uma atuação estratégica”, destaca Marcelo Moreira, que também é membro auxiliar da Ouvidoria Nacional do MP.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do MP-AP e disponibilizado, em 2022, gratuitamente nas plataformas Android e iOS, para envio de denúncias com geolocalização, fotos e vídeos para comprovar o dano ao meio ambiente, e que permite ao cidadão acompanhar o andamento da sua denúncia.
A ferramenta foi lançada, em 2022, por iniciativa do CAO-AMB, com apoio das Promotorias de Meio Ambiente, durante a gestão da promotora Fábia Martins. Essa unidade, que atualmente é coordenada pela promotora Elissandra Toscano, é responsável pela coordenação-geral dos dados coletados pelo aplicativo que tem supervisão direta do CETI, que recebe, monitora e administra os encaminhamentos dos registros realizados no aplicativo.
Por oferecer várias vantagens, o Radar Ambiental foi lançado nacionalmente pela Comissão de Meio Ambiente do CNMP, tornando-se um canal de comunicação para que o cidadão denuncie a ocorrência de crimes ambientais de qualquer lugar do país. Além disso, auxilia no monitoramento de problemas recorrentes, aponta locais com maior incidência de crimes e a frequência com que ocorrem.

 

Leia Também:

Programação
Na ocasião, também ocorreu a assinatura de adesão do MPT e MPPE ao “Pacto Nacional para Cidades Sustentáveis e Resilientes a Desastres” e do novo acordo de cooperação técnica entre o CNMP e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), para viabilizar o intercâmbio de ações conjuntas ou de apoio mútuo para o aperfeiçoamento dos membros do MP brasileiro em conhecimento voltado para a proteção ao meio ambiente. E, foi lançada a Plataforma "Desmate Zero" da ABRAMPA e o documento “Diretrizes de devida diligência ambiental para compras de produtos brasileiros pela União Europeia pautadas pelo Regulamento UE- nº 1115/20231”.

 

Comentários:

Camila Sampaio

Publicado por:

Camila Sampaio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )