No sábado, 20, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) promoveu dois mutirões simultâneos em diferentes pontos de Macapá. As ações foram realizadas na Carreta, no bairro Novo Horizonte, e no residencial Miracema, buscando atender os moradores que enfrentam dificuldades em buscar o atendimento durante a semana.
No Novo Horizonte, a Carreta da Defensoria atendeu 70 pessoas, enquanto no residencial Miracema, também na Zona Norte de Macapá, 30 pessoas tiveram suas demandas supridas pelos serviços oferecidos pela Defensoria.
Segundo a subdefensora pública-geral, Adegmar Loiola, essas iniciativas têm como objetivo principal garantir que todos tenham acesso à justiça, independentemente das dificuldades de deslocamento ou horários restritos.
“Com nossos mutirões, a Defensoria fica mais próxima da população e, principalmente, das pessoas vulneráveis que não têm condições nem de se deslocar até nossas sedes. É uma forma de levar o acesso à justiça até elas mostrando que a justiça pode ser móvel. Nós notamos que muitas vezes o cidadão sequer conhece seus direitos e estar perto deles dá a oportunidade de esclarecer para eles isso”, afirmou Adegmar.
Jacirema dos Santos buscou o mutirão na Carreta para dar entrada no pedido de segunda via da sua Certidão de Nascimento e contou um pouco sobre o seu atendimento.
“A Carreta é maravilhosa, a Defensoria está de parabéns. Eu estou até emocionada porque é uma instituição que cuida muito bem do cidadão. Vir até a comunidade e ver o que estamos precisando é maravilhoso. Eu teria que ir para o centro, pagar transporte e pagar valores que eu não tenho. Tenho pouco recurso para pagar um registro e isso torna mais difícil ter a segunda via. Então vir aqui, até a gente, e eu conseguir tirar meu documento de graça é maravilhoso”, comemorou a assistida.
Comentários: