Jornal Dos Municípios

Domingo, 27 de Abril de 2025

Notícias/Governo do Amapá

Caravana de Atendimento Rural do Governo do Amapá percorre municípios

O objetivo da atividade é proporcionar informações e oferecer benefícios aos agricultores

Caravana de Atendimento Rural do Governo do Amapá percorre municípios
Ascom GEA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Amapá realiza até a quinta-feira, 20, a 2ª Caravana de Atendimento Rural. A ação atende agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas e assentados da reforma agrária dos municípios de Mazagão e Itaubal, nas regiões ribeirinhas e de terra firme.

O objetivo da atividade é proporcionar informações e oferecer benefícios aos agricultores dos municípios e comunidades distantes, facilitando o credenciamento desses grupos para o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento da agricultura familiar sustentável.

Em reunião com os agricultores, o diretor-presidente do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Jorge Rafael, explica que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, dá um passo adiante na gestão da caravana deste ano, pois além da emissão da documentação agrária, fundiária e ambiental, estão sendo ofertados serviços de crédito rural.

Publicidade

Leia Também:

"Os bancos agora fazem parte da ação e estão orientando os agricultores de como ter acesso às linhas de crédito de forma rápida. Essa é uma forma prática de fazer as políticas públicas chegarem mais perto de quem realmente vive e produz no campo", diz Jorge Rafael.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Governo do Amapá (Segov), Kelson Vaz, esse é o momento que os agricultores têm para receber um atendimento de qualidade sem precisar se deslocar até a capital do estado, Macapá.

"A Caravana Rural é um ambiente favorável, que oferecesse as melhores condições para que os produtores possam receber documentações rurais e informações necessárias para acessar políticas públicas de órgãos estaduais e federais de forma rápida e objetiva", afirma Kelson.

Nos quatro dias de atendimentos, os agricultores podem solicitar as emissões do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), elaboração de proposta de crédito rural e orientações sobre diversos programas, como Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Ater Mulher, Ater Indígena, Floresta+ e Bolsa Verde, além de poder iniciar e avançar no processo de regularização fundiária das posses.

Seu Ezequiel Santos, agricultor de Itaubal, compareceu à ação e conseguiu resolver todas as pendências existentes.

"Esse Caravana é muito importante para nós, agricultores. É o momento certo de pedir ajuda, orientação e apoio para podermos regularizar todos os benefícios e melhorias sem precisar ir a Macapá, ou seja, com custo zero. Não gastei nenhum real e volto para casa satisfeito com o atendimento", conta seu Ezequiel.

Dona Maria Osvaldina Pimentel, agricultura há cinco anos, aproveitou o momento para realizar CAF e buscar informações sobre crédito rural para mulheres.

"Acordei cedo para ser a primeira a receber atendimento. Trouxe todos os documentos e agora vou poder me cadastrar no CAF, e assim acessar as linhas de crédito que serão uma ferramenta no sucesso do meu trabalho", diz Maria.

A 2ª Caravana de Atendimento Rural é uma ação conjunta coordenada pelo Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Pesca e Aquicultura (Sepaq), além do Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

Pelo Governo Federal, atuam o Instituto de Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra), os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), e os bancos federais, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia, além do engajamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), que atua como moderador das caravanas.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom GEA
Comentários:
Jacianne Mendonça

Publicado por:

Jacianne Mendonça

Jornalista dedicada à cobertura política e regional, traz informações precisas e análises instigantes. Apaixonada por contar histórias reais com credibilidade e impacto. 🌍📝

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )