A jornada rumo ao mais alto nível de liderança da Polícia Militar do Amapá iniciou para 54 cadetes nesta quinta-feira, 25, no Cine Teatro Sílvio Romero, em Santana. A turma, aprovada no Curso de Formação de Oficiais (CFO), será a primeira a realizar todo o processo de formação integralmente no estado. O momento histórico é resultado de uma decisão política estratégica do governador Clécio Luís, que viabilizou a retomada do concurso, suspenso há 15 anos.
“Vocês serão servidores públicos, nem melhores nem piores do que nenhum outro, mas serão diferentes. Serão preparados de forma distinta para serem oficiais capazes de planejar, pensar, se comportar, reagir, comandar e agir estrategicamente. Vocês representarão o que a Polícia Militar tem de melhor. E é daqui que, em algum tempo, sairão os novos comandantes de batalhão, de diretorias e da própria corporação”, enfatizou Clécio Luís, em discurso aos cadetes.
Com duração de três anos e carga horária de 4.620 horas/aula, o curso prepara os futuros líderes da corporação, responsáveis por planejar, coordenar e comandar operações em situações de emergência e calamidade pública. Ao final da qualificação, os formandos serão diplomados pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) como bacharéis em Ciências Policiais e Segurança Pública.
O comandante-geral da PM-AP, coronel Márcio Allan, destacou que o momento representa um marco para a segurança pública no estado, já que, anteriormente, os oficiais precisavam ser enviados a outras unidades da Federação para realizar a formação. Desta vez, todo o processo será conduzido integralmente no Amapá.
“Eles venceram um certame de altíssima concorrência. Esses cadetes foram selecionados entre os melhores. Cada um deles traz consigo a bagagem do mérito, do intelecto e da resiliência. O Amapá recebe hoje a promessa e a esperança em jovens de grande valor, que serão preparados em alto nível para os desafios que a segurança pública enfrenta todos os dias”, ressaltou o comandante.
Disciplina e dedicação são valores que acompanham o cadete Antônio Rennier Lima Reis, de 22 anos, desde a rotina de estudos que o levou à aprovação no CFO. Bacharel em Direito, ele já havia tentado o concurso para soldado da PM-AP, mas sem êxito. O que poderia ter se transformado em desânimo acabou sendo convertido em foco para alcançar o objetivo de se tornar oficial de Estado-Maior da corporação.
Iniciando um dos maiores sonhos de sua vida ao lado da família, Rennier afirmou que o momento é marcado por expectativa e ansiedade positiva com o início do curso, destacando que se trata de um processo composto por diversas etapas e de constante evolução ao longo dos próximos três anos.
“A minha expectativa ao fim do curso é realmente me encontrar em uma condição em que eu consiga me considerar um ótimo profissional da segurança pública, um ótimo policial militar. Sempre com o esforço de estar melhorando, inclusive para proporcionar à população um melhor profissional para a segurança pública. Acredito que a PM também faça parte disso, que espera dos cadetes o melhor e que, a cada dia, a gente busque evoluir e melhorar”, relatou Rennier.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se