Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Assembléia Legislativa AP

Alap promove sessão solene pelo enfrentamento da violência contra a mulher

Cerimônia buscou fortalecer a cultura da não violência, fomentar políticas públicas de enfrentamento e reforçar a rede de proteção à mulher no Amapá.

Alap promove sessão solene pelo enfrentamento da violência contra a mulher
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com emoção, memórias e forte mobilização, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, nesta quinta-feira (14), no Plenário Dalton Martins, uma Sessão Solene em alusão ao Agosto Lilás – mês de combate à violência contra a mulher. Com o tema “Vozes Silenciadas, Histórias que Precisam Ser Lembradas”, o evento deu visibilidade às vítimas que foram caladas por diferentes formas de agressão.
A cerimônia buscou fortalecer a cultura da não violência, fomentar políticas públicas de enfrentamento e reforçar a rede de proteção à mulher no Amapá.
Autoridades da capital e de municípios do interior, vítimas e representantes da população prestigiaram o evento, que contou com debates, homenagens, falas institucionais, apresentação da Banda Musical da Polícia Militar do Amapá e do grupo de Marabaixo Herdeiros da Tradição.

Familiares de vítimas de feminicídio e mulheres sobreviventes de violência receberam Moções de Solidariedade como forma de apoio e reconhecimento à luta por justiça. Representantes de movimentos feministas também marcaram presença, reforçando a defesa incondicional do direito à vida.
A equipe técnica e as procuradoras adjuntas, deputadas Aldilene Souza (PDT), Dayse Marques (SDD) e Zeneide Costa (Podemos), também estiveram na solenidade apoiando a causa.
A sessão foi presidida pela procuradora, deputada Telma Nery (Cidadania), que destacou a importância da atuação integrada dos órgãos públicos para a proteção da mulher. “Não podemos esquecer as vozes que foram silenciadas. Quando os órgãos se unem em prol dessa causa, temos ações mais eficazes para mudar essa triste realidade”, afirmou a parlamentar.

A irmã da vítima Kátia Silva, Ana Tereza Silva, falou em nome das famílias e agradeceu o apoio recebido.“Me sinto amparada quando vejo instituições lutando por justiça para minha irmã e tantas outras que perdemos. Isso fortalece nossa luta contra a violência”, declarou.
A representante do Levante Feminino, Mary Cruz, chamou atenção para o alcance da violência de gênero. “Mulheres heterossexuais, trans e tantas outras são vítimas da intolerância dos agressores. Os números crescem, e nós seguimos firmes na luta pela vida e pelos direitos humanos”, reforçou Mary Cruz.

Publicidade

Leia Também:

Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR