O Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 7, em Macapá, um evento inédito no Dia D de Combate à Violência Contra a Mulher, que debateu a responsabilidade de toda a sociedade, em especial dos homens, na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos das mulheres no estado. O encontro “Eles por Elas” contou com painéis temáticos que reuniram lideranças do Executivo, Judiciário e Forças de Segurança.
Além de simbolizar o compromisso com a causa, o evento que integra a programação da campanha Amapá por todas Elas, coordenada pela primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, em referência ao Agosto Lilás, também apresentou medidas concretas. Na ocasião, o governador Clécio Luís assinou o decreto que institui o projeto "Gov Mulher", que cria um comitê voltado à prevenção e ao acolhimento de casos de violência doméstica e de gênero no ambiente de trabalho e familiar de servidoras públicas.
“É uma construção diária, geracional e coletiva. Este evento é uma forma de contribuir no combate a qualquer tipo de violência, especialmente a violência contra a mulher, que se manifesta de várias formas. É assumir o compromisso de enfrentar essa realidade. Vivemos em uma sociedade machista que precisa se policiar, seja em piadas, comentários ou outras atitudes. São construções que precisamos estar dispostos a corrigir, mudar e enfrentar, para nos transformarmos e transformar nosso entorno, especialmente nossos filhos e colegas de trabalho”, afirmou Clécio Luís.
O evento foi idealizado com a proposta de reforçar que o combate à violência contra a mulher não é uma responsabilidade exclusiva delas, mas um dever coletivo. A iniciativa destaca a importância da participação ativa dos homens nesse processo, não apenas como apoiadores, mas como protagonistas de uma mudança cultural necessária.
“É simbólico e significativo ver este auditório cheio, principalmente por homens, debatendo essa pauta. Agradeço por estarem aqui e por já se somarem a essa luta. Homens que ocupam espaços de decisão precisam entender que não se combate violência com silêncio ou indiferença. É hora de assumirem sua parte com coragem, atitude e compromisso público”, afirmou a primeira-dama do Estado e idealizadora do evento, Priscilla Flores.
Debate e conscientização
Um dos destaques da programação foi o painel “O papel do homem no combate à violência contra a mulher”, mediado pela secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene, e com a participação do governador Clécio Luís e do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Daniel Marsili. Também estiveram no painel o presidente do Tribunal de Justiça, Jayme Ferreira, do procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro, do defensor público-geral, José Rodrigues, e do superintendente executivo da PRF no Amapá, Marcelo Oliveira. O momento contou ainda com a palestra “O enfrentamento à violência de gênero”, ministrada pelo desembargador Carlos Tork.
Amapá por todas Elas
Além do evento Eles por Elas, o Governo do Amapá realiza durante todo o mês de agosto uma série de ações do programa Amapá por Todas Elas, para o enfrentamento à violência contra a mulher. As iniciativas incluem a instalação do Box Lilás, com atendimento imediato e humanizado via 190; a operação Shamar, de abrangência nacional, com foco no cumprimento de mandados e fiscalização de medidas protetivas; atividades pedagógicas voltadas ao público masculino; o projeto Elas nas Escolas, com ações informativas em unidades de ensino; e a Caravana da Mulher, que leva palestras, rodas de conversa e blitzes educativas a municípios como Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca, Serra do Navio e Macapá.
