Em um clima de valorização da produção local, escolas estaduais, alunos, agricultores familiares participaram, nesta quinta-feira, 16, da 3ª Mostra “A Relevância da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O evento aconteceu no espaço do Trapiche Santa Inês, e reuniu cerca de 20 produtores e dez escolas da rede pública estadual, com apresentações culturais, degustações e exposições de alimentos regionais.
Entre as instituições de ensino listadas para participar estão as Escolas Estaduais Professoras Aracy Miranda de Monte Alverne e Esther da Silva Virgolino, e as Escolas em Tempo Integral Professoras Maria Carmelita do Carmo, Lucimar Amoras Del Castillo e José Firmo do Nascimento, além do Colégio Amapaense e da Escola Tiradentes. Além das unidades escolares, diversos parceiros-chave somaram esforços ao evento, como a Polícia Militar do Amapá (PM-AP), Corpo de Bombeiros, a empresa BIO+ Açaí, e grupos de cultura e artesanato, como o Grupo de Artesãs Mãos Unidas e Amigas Arteiras.
A iniciativa é promovida pelo Conselho de Alimentação Escolar do Amapá (CAE/AP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Rurap, Consea, Sesc e Sindicatos de Servidores Públicos (Sindisep), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.
Durante o evento, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Danielle Dias, destacou a importância da mostra como um espaço de valorização das manipuladoras da alimentação escolar e dos alimentos naturais utilizados nas escolas.
“A população tem a oportunidade de ver de perto o que é oferecido aos nossos alunos. As manipuladoras estão mostrando o que aprenderam no curso sobre o uso integral dos alimentos, com produtos da agricultura familiar. São alimentos com valor nutricional, naturais, que fazem parte do cardápio escolar e contribuem para uma alimentação saudável”, explicou Danielle.
O coordenador do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando e conselheiro do CAE pela Seed, Mario Denis, ressaltou que a programação faz parte das ações do conselho para fortalecer a alimentação escolar no estado.
“O tema deste ano é a relevância da agricultura familiar na alimentação escolar. Hoje, a gente mostra o impacto positivo desses alimentos na nutrição dos alunos. Trouxemos uma amostra visual com degustações e exposição dos produtos que são servidos nas escolas, além da comercialização direta dos agricultores”, afirmou Mario.
Entre os participantes, a agricultora familiar Hello Mel, moradora do quilômetro Mel da Pedreira, apresentou o projeto que busca incluir o mel na merenda escolar.
“Nós temos uma indústria que faz o envase do mel, produzido em mais de duas mil caixas de abelhas. O mel é um alimento energético, com propriedades curativas, que ajuda a prevenir doenças respiratórias. Queremos que ele esteja na mesa das nossas escolas”, destacou a agricultora.
Os visitantes puderam conhecer e provar pratos como geleia de casca de abacaxi, farofa de casca de abóbora, bolo de banana e carne louca de banana, preparados por manipuladoras e merendeiras de alimentação escolar, muitos dos alimentos são retirados da própria horta da escola e consumida pelos estudantes.
