No sábado (25), a Prefeitura de Macapá inaugurou o Parque Meio do Mundo, o mais novo e maior ponto turístico da capital amapaense. Com uma área de 69 mil metros quadrados, o recente cartão postal oferece uma ampla variedade de atrações para todas as idades.
Durante muitos anos, a área serviu como estacionamento de veículos e local de descarte de adereços carnavalescos. Um espaço que, no inverno, era lama e, no verão, poeira, transformou-se no maior e melhor parque turístico da capital amapaense.
Antes, para os macapaenses que transitavam perto do monumento Marco Zero, o local passava despercebido. Hoje, o Parque Meio do Mundo destaca a singularidade de Macapá ser a única capital brasileira cortada pela Linha Imaginária do Equador.
Na cerimônia de inauguração do parque urbano, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância do novo espaço de lazer e entretenimento para a comunidade e setor turístico.
“Estamos aqui hoje para inaugurar o maior parque do Brasil, o mais fantástico e maravilhoso do país. O Parque Meio do Mundo transforma a história de Macapá, colocando-nos em uma posição como capital turística que ninguém tem. O Meio do Mundo é nosso”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Atrações do Parque Meio do Mundo
O parque conta com áreas de convivência, playground, espaço selvinha com réplicas de animais da fauna amazônica, parque molhado, bicicletário, academia ao ar livre, chafariz com escultura de bacabeira em inox, relógio digital, letreiro do ‘Meio do Mundo’, espaços multiuso, bosque para piquenique, praça de alimentação, lanchonetes, anfiteatro, espaço dedicado à saúde, arborização, estacionamento e muito mais.
Investimento e impacto econômico
O Parque Meio do Mundo recebeu um investimento total de R$ 22.601.009,26 (Vinte e dois milhões, seiscentos e um mil e nove reais e vinte e seis centavos) exclusivo do Tesouro Municipal. Além de ser um novo ponto turístico, o parque promove a valorização do setor turístico e dinamiza a economia regional. Também se destaca como um local de encontro das famílias amapaenses, proporcionando lazer e cultura.
Atrações
Playground: equipado com 7 balanços, um escorregador e pergolado, garantindo diversão para as crianças.
Espaço ‘Selvinha Meio do Mundo’: com réplicas de seis grandes animais da fauna amazônica, incluindo: Três onças-pintadas e uma toca; uma iguana; quatro caranguejos; três jacarés; um gafanhoto; uma lacraia. Outras representações de insetos e pássaros podem ser encontradas no espaço: duas borboletas; uma vespa; um besouro; quatro sapos; uma joaninha e uma lagarta.
Na área dos pássaros encontra três araras vermelha, azul e arara-barriga-amarela, um papagaio, dois tucanos, nove beija-flores. Além disso, foram inseridas representações de 21 flores, 13 cogumelos e 7 árvores.
Dentro do Espaço Selvinha, há um parque molhado com escorregadores, chuveiros, arvorismo, escalada e fontes d’água. Este ambiente oferece diversão refrescante e oportunidades para contemplação e criar memórias inesquecíveis.
Na supervisão do local e para proporcionar segurança aos pais das crianças, o lugar conta com 10 guardas-parque, sendo cinco no horário da manhã e cinco à tarde, que estarão presentes nos dias de funcionamento.
O ambiente é delimitado por muretas e telas, além de guarda-corpos, para garantir a proteção dos visitantes, especialmente no sentido da rodovia.
Horário de funcionamento
Manhã: das 8h às 11h e tarde: das 16h às 22h – de terça-feira a domingo. (nas segundas-feiras serão realizadas as manutenções).
Orientações para o uso do espaço
Não é permitida a entrada de pets;
Não é permitido subir na escultura da iguana;
Proibido fumar;
Proibido o consumo de alimentos no local;
Proibida a entrada com garrafas de vidro;
Proibido entrar com calçado de salto;
Obrigatória a supervisão de um adulto responsável;
Recomenda-se o uso de tênis, meia ou chinelos.
Comentários: