O calendário de diplomações dos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 já começou. Em Cutias do Araguari, localizado a 139,3 km de Macapá, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou a Sessão Solene de entrega dos diplomas na sexta-feira, 6 de dezembro. Foram diplomados o prefeito e vice-prefeito eleitos, além de 9 vereadores e suplentes que irão compor a Câmara Municipal de Cutias do Araguari.
O juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Eduardo Navarro, conduziu a sessão e fez a abertura da solenidade.
“Os eleitos foram diplomados e, consequentemente, estão aptos a tomar posse no início do ano e a conduzir os interesses da cidade durante suas gestões: o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores”, disse o juiz.
A cerimônia reuniu autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amapá (OAB-AP), das Forças de Segurança, além de familiares e amigos dos diplomados. Durante a solenidade, a mesa de honra foi composta pelo juiz eleitoral Eduardo Navarro, da 10ª Zona Eleitoral, pelo promotor eleitoral André Araújo, pelo senador Lucas Barreto, o representante da OAB Amapá, Adv. Charles Bordalo e pelo pastor Ernandes Gonçalves.
O ato de diplomar é promovido pela Justiça Eleitoral como forma de atestar que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo no pleito eleitoral, garantindo a soberania popular e formalizar a escolha dos eleitores que compareceram às urnas. Com o diploma, os eleitos poderão tomar posse em seus respectivos cargos no dia 1º de janeiro de 2025. A organização das diplomações nos municípios é organizada pelas Zonas Eleitorais do Amapá, junto ao tribunal.
O município de Cutias do Araguari possui 6.936 eleitores aptos ao voto e faz parte da jurisdição da 10ª Zona Eleitoral. Nas Eleições de 2024, o município registrou 6.026 votos totais, com 910 eleitores ausentes, o que representa uma abstenção de 13,12% do eleitorado apto.
A voz da comunidade estudantil
A 10ª Zona Eleitoral do Amapá realizou uma eleição simulada na última quinta-feira, 5, envolvendo alunos da Escola Estadual Lourimar Simões. A ação integrou o Projeto “Eleições de Prioridades”, no qual mais de 200 estudantes participaram da escolha de uma prioridade utilizando a urna eletrônica. A maioria dos alunos votou no direito ao esporte e ao lazer. A política pública foi formalizada em uma carta apresentada por um aluno da instituição aos novos gestores eleitos do município
“Foi muito gratificante para mim e para os colegas participantes do projeto. Podemos votar e escolher entre cinco prioridades, selecionando uma para o nosso município. Foi algo bastante democrático e representou o primeiro contato de muitos com a urna eletrônica. Eu vim representar toda a comunidade diante do prefeito eleito e dos vereadores para apresentar a nossa proposta, que foi a mais votada em nossa escola: o direito ao esporte e ao lazer. Sabemos que o esporte é muito importante em nossas vidas e que traz esses benefícios para a saúde, com academias ao ar livre, piscinas para natação e outras iniciativas, trazendo vantagens para toda a comunidade”, destacou o aluno.
Veja a lista dos diplomados:
Prefeito eleito: Júnior Mourão
Vice-prefeito: Dada Mira
Vereadores eleitos:
- Márcio Rocha
- Piranha
- Eva Pereira
- Letícia Mira
- Lica Mira
- Pimpolho
- Mônica Mira
- Macle Leite
- Gerdson Reis
Créditos (Imagem de capa): Redes Sociais
Comentários: