A cidade de Macapá é a única capital do Norte do Brasil a ter um Batistério Público Evangélico para a celebração da fé e do renascimento através do batismo de imersão. A Prefeitura de Macapá inaugurou, no sábado (19), esse espaço, além da Praça do Batismo Pastora Adna Miranda Ferraz, no bairro Cidade Nova.
O Batistério Público Evangélico do Rio Amazonas e a Praça do Batismo Pastora Adna Miranda Ferraz são obras que integram o projeto turístico Orla Viva, que busca estruturar a orla da cidade, criar áreas de contemplação e fomentar o turismo e a economia local.
Durante a celebração, a jovem cristã Gabriele da Silva, de 14 anos, foi a primeira a ser batizada na inauguração do batistério público, às margens do maior rio do mundo. “Estou muito feliz com a escolha de seguir a Cristo. Esse momento é o início de uma nova vida. Também quero agradecer por esse espaço para as igrejas celebrarem essa cerimônia”, disse.
Gabriele estava acompanhada de sua mãe, Keila Silva, que expressou orgulho pelo batismo da filha e destacou que a comunidade evangélica precisava desse espaço.
Maria Eduarda, 15 anos, que frequenta a Paz Church, contou que foi um dia aguardado em sua vida. “Estou ansiosa e feliz para ser batizada. É uma nova fase da minha vida”, relatou, animada.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, durante a cerimônia de inauguração, relembrou que a área que hoje é a Praça do Batismo Adna Miranda Ferraz era uma lixeira viciada no final da Rua Projetada.
“Nossa cidade tem o maior rio do mundo. Portanto, podemos ter o maior batistério às margens do rio Amazonas. Essa entrega é uma obra que representa um marco para as igrejas evangélicas na prática do batismo”, discursou o chefe do Executivo Municipal.
Praça do Batismo e Batistério Público
Com uma área de 1.060,51 metros quadrados, o espaço integra uma praça, área para cultos religiosos, arquibancada coberta, alambrado, jardim, calçamento e vestiários com banheiros masculino e feminino. O ambiente também oferece paisagismo para contemplação.
O investimento na obra foi de R$3.587.275,18 (três milhões, quinhentos e oitenta e sete mil, duzentos e setenta e cinco reais e dezoito centavos), proveniente do Tesouro Municipal.
O novo espaço religioso, inspirado em uma referência existente em Jerusalém, conta com rampas de entrada e saída acessíveis, garantindo a inclusão de todos. Além disso, possui uma estrutura de concreto que proporciona segurança durante o ato do batismo.
Histórico da homenageada da Praça do Batismo
A pastora Adna Miranda Ferraz nasceu em 2 de janeiro de 1960 e faleceu em 22 de junho de 2024. Uma de suas obras foi a realização de mais de 1.500 batismos na cidade de Macapá, a maioria às margens do Rio Amazonas. Em 1992, Adna foi a primeira mulher a ser consagrada a pastora no estado do Amapá. Em 1996, fundou a Igreja Evangélica Vale das Bênçãos, que cresceu com 26 congregações que pastoreou por 28 anos. Durante sua trajetória, sempre pregou o amor ao próximo, acolhimento e disciplina, resultando em mais de 30 títulos de honra e mérito.
Comentários: