Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação de Mazagão (SEMED-Mz) sediou uma reunião estratégica para o planejamento de ações afirmativas voltadas à implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
O encontro reuniu a secretária adjunta de Educação, Drª Vone Anjos, o coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Mazagão, Jacson Reis, o coordenador de Educação Étnico-Racial, Rogério Costa, além do diretor de Ensino da SEMED-Mz, Edson Medina Duarte, o coordenador da EJA, Elismar Beleza, o coordenador de Educação Ambiental, Samuel Oliveira e demais técnicos da secretaria.
Durante a reunião, foram apresentados três projetos fundamentais para a valorização da diversidade e o fortalecimento das relações étnico-raciais no contexto educacional de Mazagão. O primeiro, a I Conferência da Educação Básica para as Relações Étnico-Raciais no Chão da Escola, tem como proposta debater desafios e perspectivas para a implementação efetiva da lei.
O segundo projeto, de Intercâmbio Cultural, busca promover a troca de experiências e conhecimentos entre escolas e comunidades tradicionais. Já o terceiro, voltado à criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, pretende estabelecer uma instância de articulação política para a defesa e implementação de políticas públicas de igualdade racial.
A reunião reforçou o compromisso das lideranças educacionais e do poder público com a inclusão e valorização da história e cultura afro-brasileira na educação municipal. As iniciativas debatidas serão estruturadas em um plano de ação para garantir a aplicação efetiva da Lei 10.639/03 nas escolas de Mazagão, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e representativo.
Comentários: