A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei nº 137-CMM/2024, de autoria do vereador Marcelo Dias (PRD), que dá o nome do estudante universitário Aloísio Luiz da Silva Júnior, de 23 anos, à Rampa do Açaí, ponto turístico na orla do rio Amazonas, no bairro Santa Inês, em frente à capital amapaense.
A votação da matéria aconteceu durante a 60ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 10 de dezembro, e foi acompanhada por familiares do estudante.
Aloísio morreu na tarde do dia 18 de outubro, em um ato de heroísmo ao salvar duas pessoas que estavam tomando banho no rio Amazonas, e acabaram se afogando nas proximidades da Rampa do Açaí. O estudante trabalhava o ponto turístico.
Ao perceber a situação, o estudante pulou no rio para socorrer as vítimas, mas acabou morrendo afogado. A tragédia comoveu a cidade. Nas redes sociais, Aloísio recebeu várias homenagens pelo ato de bravura.
Aloísio Luiz, pai do estudante, disse a morte do filho foi uma fatalidade, mas a homenagem é uma forma de manter viva a memória de Aloisio Júnior. “Nada vai trazer meu filho de volta. Queria meu filho vivo, não como herói morto. Mas, essa homenagem nos conforta de certa forma. Agradecemos ao vereador Marcelo Dias pela homenagem”, disse dona Maria Rita Queiroz, mãe do jovem.
Dryelly Inês, irmã de Aloísio, destacou o rapaz era uma pessoa muito tranquila e prestativa. “Tenho certeza que ele faria tudo de novo. Ele foi um exemplo e deixa um recado a todos nós, que é preciso ter mais atenção com o local e, principalmente as autoridades, em garantir a segurança dos banhistas.
O vereador Marcelo Dias ressaltou que a homenagem é uma forma de reconhecer o ato de coragem e bravura do estudante, mas serve também como alerta para que casos dessa natureza não voltem a acontecer na orla da cidade.
“Sempre me preocupei com essa questão. Uma lei de minha autoria garante a presença de salva-vidas em praias, balneários e clubes de Macapá, para garantir a segurança dos nossos banhistas”, lembrou.
Comentários: