O Governo do Estado enviou um caminhão com 200 unidades de água mineral, mais de mil litros, para atender as famílias na Vila do Sucuriju, no município de Amapá. A medida faz parte da ação humanitária que busca amenizar os efeitos do período de estiagem e da salinização da água do rio na região.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social (Seas), a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Defesa Civil Estadual, em parceria com a Prefeitura do município de Amapá, seguindo o decreto n.º 9333/2025 do Governo do Estado, que decreta situação de emergência nas regiões dos municípios de Amapá (distrito do Sucuriju), Mazagão, Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).
“Nosso governador Clécio Luís determinou a ação das equipes de governo segundo o decreto de situação de emergência em decorrência das estiagens e, nesse momento, a gente está enviando mais de 200 galões de água ao município de Amapá, e de lá segue para a Vila do Sucuriju, que são mais ou menos 12 horas de barco, para auxiliar as famílias nesse primeiro momento, garantindo agora, ajuda humanitária e alívio imediato a todos os moradores da região”, explicou o secretário de Estado da Assistência Social em exercício, Hugo Paranhos.
Localizada na foz do Rio Amazonas, no Amapá, a comunidade de Sucuriju enfrenta desabastecimento anual de água potável durante o segundo semestre. A salinização, fenômeno natural que ocorre quando a água do oceano invade os rios de água doce, torna a água imprópria para consumo. Com a estiagem e a falta de chuvas, a coleta e o armazenamento de água potável se tornam difíceis para os moradores.
Para garantir o abastecimento e a segurança hídrica da população até a melhora das condições climáticas, a distribuição emergencial de água mineral é essencial e o Governo segue garantindo que esse acesso esteja à disposição da população.
