Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Governo do Amapá

Governo do Amapá assegura continuidade dos atendimentos do SUS no São Camilo e reforça compromisso com a saúde da população

Em audiência nesta segunda-feira, 27, a Sesa ressaltou que os repasses regulares dos recursos do SUS vêm sendo feitos de forma íntegra e dentro dos prazos

Governo do Amapá assegura continuidade dos atendimentos do SUS no São Camilo e reforça compromisso com a saúde da população
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Amapá participou nesta segunda-feira, 27, de audiência de conciliação com a Associação Beneficente São Camilo, no Fórum Desembargador Leal de Mira, em Macapá. O encontro teve como objetivo discutir a continuidade dos serviços prestados pela entidade ao Sistema Único de Saúde (SUS) conforme Ação Civil Pública ajuizada pela Fazenda Pública.

Durante a audiência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirmou o compromisso em manter a assistência aos pacientes do SUS, especialmente nas especialidades de cardiologia e hemodinâmica — procedimentos essenciais e que, atualmente, são realizados exclusivamente pelo Hospital São Camilo no Amapá. Ficou definido que o Estado apresentará, em até cinco dias, um plano de pagamento referente aos valores contratuais reconhecidos, equivalentes ao exercício de 2025.

A Procuradoria Geral do Estado destacou que há necessidade de auditoria especializada em razão de inconsistências. 

Publicidade

Leia Também:

“O Estado deve fazer todo um levantamento da questão contratual com o São Camilo em razão do montante cobrado. Será necessário realizar uma auditoria séria e transparente para chegar a um valor preciso. Isso não quer dizer que o Estado não vá pagar — mas pagará aquilo que for devidamente comprovado”, explicou o procurador-geral do Estado, Thiago Lima Albuquerque.

Respasses do SUS

A Sesa reforçou que os repasses regulares dos recursos do SUS vêm sendo feitos de forma íntegra e dentro dos prazos, e que cerca de 80% dos valores contratuais firmados com a entidade já foram quitados. 

"O Estado continua cumprindo com suas obrigações, mantendo o fluxo financeiro e assegurando que a população não seja prejudicada”, completou o procurador.

Para a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, a audiência representa mais um passo no processo de diálogo e transparência conduzido pela gestão estadual. 

“É uma negociação complexa, que estamos conduzindo com muita responsabilidade para garantir a oferta de serviços exclusivos no Amapá. Nosso compromisso é garantir que os pacientes continuem recebendo atendimento integral e seguro”, afirmou. 

Atendimentos normalizados

A secretária ressaltou ainda que os atendimentos regulados para os procedimentos contratualizados seguem ocorrendo normalmente. 

“Queremos que a população esteja tranquila. Os pacientes regulados para o São Camilo estão sendo atendidos. Caso alguém encontre dificuldade, deve procurar imediatamente a Sesa ou a Central de Regulação, para que possamos adotar as providências necessárias”, concluiu.

O Governo do Amapá reforça que continuará trabalhando para fortalecer os vínculos com os prestadores de serviços de saúde, com transparência e rigor técnico, assegurando que cada recurso público seja devidamente aplicado e que nenhum paciente do SUS fique sem assistência.

 

Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR