Para intensificar ações de combate ao fumo, a Prefeitura de Macapá ampliou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iniciativa reforça a população sobre os danos causados pelo cigarro e oferece apoio às pessoas que desejam abandonar o vício. Para realizar inscrição é necessário apresentar carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
O objetivo do projeto executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é oferecer informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, e tratamento gratuito para quem deseja abandonar o hábito de fumar.
As UBSs que participam do programa estão distribuídas por toda cidade, são elas: Rosa Moita, Perpétuo Socorro, Pacoval, Pantanal, Marabaixo, Coração, Pedro Barros, São Pedro, Lélio Silva, Congós, Álvaro Corrêa, Macapaba, Marcelo Cândia, Cidade Nova, Rubim Aronovitch, Novo Horizonte e Infraero 1.
Como funciona o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e como participar?
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo é direcionado para pessoas que desejam parar de fumar. O tratamento tem duração de um ano, acompanhado por equipe multidisciplinar, com encontros em grupo e atendimento individual.
A equipe que atua no programa é composta por nutricionistas, enfermeiros, médicos, odontólogos e profissionais de educação física.
Além das sessões de terapia, adesivos e medicamentos fazem parte do processo de recuperação das pessoas e ajudam no controle da ansiedade e evitam o contato com o fumo.
Para participar do programa os interessados devem procurar uma das 17 UBS’s que oferecem o serviço, munidos de RG, Cartão do SUS e Comprovante de Residência.
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