Jornal Dos Municípios

Domingo, 27 de Abril de 2025

Notícias/Macapá

Em Macapá, felinos são o público-alvo do Castramóvel desta semana

Os atendimentos seguem até a próxima sexta-feira (12) em duas unidades móveis localizados no Centro Paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em Macapá, felinos são o público-alvo do Castramóvel desta semana
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A partir desta segunda-feira (8), gatos de ambos os sexos são o novo público-alvo do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá. Os atendimentos seguem até a próxima sexta-feira (12) em duas unidades móveis localizados no estacionamento do Centro Paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Acésio Guedes, N° 528, bairro Perpétuo Socorro.

O objetivo da castração é diminuir a superpopulação de animais em situação de rua, diminuir as crias indesejadas, evitar a proliferação de doenças, bem como combater diversos tipos de patologias.

Publicidade

Leia Também:

Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados gatos de ambos os sexos, com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos. Gatas no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Vacinados com a antirrábica, são operados um mês depois da aplicação.

 

Atendimento no Castramóvel

Os atendimentos acontecem a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os tutores precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia.

A castração evita o câncer de mama e de útero nas fêmeas; evita o câncer de próstata nos machos, aumenta a longevidade e reduz a agressividade do animal.

 

Apresentação obrigatória de itens para felinos

O responsável deve levar: caixa de transporte; roupas cirúrgicas para fêmeas e colar elizabetano para gatos machos.

 

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o responsável deve estar atento para alguns cuidados, como:

Repouso do animal de 10 a 14 dias;

Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia.

Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;

Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e Rifocina para conter a entrada para microrganismos. Higienização também pode ser realizada no dia seguinte, por, no mínimo, duas vezes ao dia;

Ambiente familiar limpo para evitar que cães contraiam infecções no pós-operatório.

Comentários:
Paulo Ronaldo

Publicado por:

Paulo Ronaldo

Editor-Chefe

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )