Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Governo do Amapá

‘Demonstra a unidade do Brasil em favor da COP30 na Amazônia’, diz governador do Amapá na 18ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém

No encontro com lideranças dos 26 estados e do Distrito Federal, Clécio Luís defendeu o fortalecimento da federação para mostrar ao mundo a Amazônia como ela é, unindo desenvolvimento social, econômico e ambiental.

‘Demonstra a unidade do Brasil em favor da COP30 na Amazônia’, diz governador do Amapá na 18ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 13, durante a 18ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém (PA), o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que o encontro representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar sua soberania e fortalecer a unidade federativa em apoio à realização da 30ª Conferência das Partes (COP30) na capital paraense, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

“A COP será uma oportunidade única para o Brasil mostrar unidade. Somos um país soberano e uma federação. Esta reunião tem o sentido de mostrar a força unitária em favor de Belém, do Pará, da Amazônia e do Brasil. A melhor contribuição que podemos dar ao planeta na COP é mostrar a Amazônia como ela é: uma natureza exuberante, um grande potencial de biodiversidade, mas também um vazio de investimentos sociais e econômicos, que podem ser feitos de forma ética”, destacou Clécio Luís.

O fórum reuniu lideranças dos 26 estados e do Distrito Federal para debater os preparativos do maior evento sobre clima no planeta. Os governadores ressaltaram que esta será a “COP da implementação”, transformando compromissos em ações concretas, e que a participação dos estados e entes subnacionais será decisiva para garantir credibilidade e fortalecer o posicionamento político do Brasil no cenário internacional.

Publicidade

Leia Também:

“Não há justiça climática sem um modelo de justiça social, e os países desenvolvidos precisam entender isso, até para não nos julgar. Precisamos construir soluções que unam desenvolvimento social e ambiental, e o simbolismo de realizar a COP na Amazônia carrega esse conceito, essa busca, essa lição. O sucesso da COP não será apenas o sucesso do Pará ou da Amazônia; será o sucesso do Brasil, porque aquilo que decidirmos aqui posicionará nosso país como líder da agenda da sustentabilidade”, ressaltou o governador do Pará, Helder Barbalho. 

O Fórum Nacional de Governadores é uma instância permanente de articulação entre os chefes de Executivo dos 26 estados e do Distrito Federal. Desde sua criação, tornou-se um espaço estratégico para debater temas de interesse comum e construir soluções conjuntas para os grandes desafios do país.

Além de promover o alinhamento de posições sobre temas como segurança pública, saúde, educação, equilíbrio fiscal e meio ambiente, o Fórum também atua como canal direto de interlocução com o Governo Federal. As pautas são definidas previamente por consenso e os governadores assumem relatorias conforme a afinidade com cada tema.

 

Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR