Beneficiando quem produz no campo e protege a natureza, o governador Clécio Luís entregou mais certificações do programa Floresta+ Amazônia para 12 produtores rurais de Serra do Navio, neste domingo, 12. O reconhecimento feito com incentivos financeiros consolida uma das principais estratégias da gestão estadual para aliar conservação ambiental e geração de renda no Amapá.
“Muito se fala em preservação, mas poucas são as ações concretas que permitam que quem mora na floresta tenha meios de proteger a floresta. Esse programa remunera como prestação de serviços os agricultores familiares que conseguem produzir e preservar. Não é favor, é um reconhecimento para incentivar a continuar produzindo. Nesse momento importante que Serra do Navio está vivendo, esse programa é uma experiência concreta de sustentabilidade, além dos financiamentos e titulações que oficializamos nos últimos anos para a agricultura familiar”, afirmou Clécio Luís.
A cerimônia ocorreu na Escola Estadual Colônia de Água Branca, onde foram entregues certificados e placas aos agricultores beneficiados no 3º lote da chamada pública do projeto Floresta+ Amazônia, que reconhece quem preserva a floresta e adota práticas sustentáveis na produção rural.
O momento da entrega das certificações contou com a presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), representada pela secretária Taísa Mendonça, pasta que atua diretamente na execução de políticas voltadas à conservação e incentivo à produção sustentável no estado.
No município, 12 produtores foram contemplados com cerca de R$ 100 mil em incentivos financeiros por meio do pagamento por serviços ambientais. Os valores já estão nas contas dos beneficiários, como o Otacílio dos Santos, de 70 anos. Paraense, ele veio para o Amapá em busca de trabalho e encontrou na agricultura familiar o seu sustento há 30 anos.
“Deus me deu um pedaço de terra e nesse pedaço de terra eu estou sobrevivendo. Produzo feijão, banana, e açaí. Agradeço a Deus e ao governador por esse reconhecimento. Eu contribuo com a defesa do meio ambiente. Eu faço parte dela, porque nós, seres humanos, precisamos preservar a mata. Se nós preservamos a mata, nós preservamos a nossa vida. E esse é um dinheiro que entrou na hora certa”, agradeceu Otacídio, que recebeu R$ 7 mil por meio do programa.
A ação integra um conjunto de investimentos do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da economia verde. A gestão estadual realizou o repasse de R$ 5,1 milhões do programa no mês de março, certificando 368 agricultores de 13 municípios.
O 3º lote da chamada pública integrou o maior volume já destinado ao incentivo da produção sustentável no Amapá. A iniciativa reforça o status do estado mais preservado do Brasil, que transforma a floresta em ativo econômico com inclusão social.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se