Jornal Dos Municípios

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Notícias/Assembléia Legislativa AP

Assembleia Legislativa participará da Política Nacional de Fronteiras do Governo Federal

A deputada Edna Auzier reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa com as discussões e ações.

Assembleia Legislativa participará da Política Nacional de Fronteiras do Governo Federal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A faixa de fronteira brasileira, que abrange 588 municípios de 11 estados, será tratada como prioridade pelo Governo Federal. Nesta quinta-feira (28), a presidência da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) recebeu representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para a primeira reunião sobre o tema. Estiveram presentes a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Alap, deputada Edna Auzier (PSD), e representantes do Governo do Estado do Amapá.
O encontro discutiu políticas e ações previstas no Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, promovido pela Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF). Entre os pontos debatidos estão o Programa Rotas e a consolidação das chamadas "cidades-gêmeas" — municípios brasileiros situados na fronteira direta com cidades de países vizinhos. Atualmente, o Brasil reconhece 33 cidades-gêmeas.
"Temos um horizonte de grandes expectativas quanto ao desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, e isso passa pela proteção das nossas fronteiras", afirmou o coordenador do grupo de pesquisa Territorialidades e Imaginários na Amazônia, do MIDR, Luis Fernando Novoa Garzon. Ele enfatizou que a cooperação entre os países da Amazônia internacional é essencial para projetos que atendam aos interesses das populações locais. "O que temos na Amazônia hoje são fronteiras abertas, que acabam dissipando nossas riquezas", pontuou.
A deputada Edna Auzier reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa com as discussões e ações. "Vamos trabalhar juntos no plano de ações para a área de fronteira do estado e levar nossas necessidades à COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará, com Macapá como subsede. A área de fronteira está inserida nesse processo", afirmou. A parlamentar também destacou que a Assembleia participará de um núcleo formado por órgãos responsáveis pelas discussões. "Sem esse plano, perdemos acesso a recursos federais fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população fronteiriça, especialmente nas áreas de segurança pública, saúde, educação e infraestrutura", ressaltou.
Representando o Governo do Estado, o secretário interino de Relações Internacionais do Amapá, Fabrício Penafort, destacou que, desde o ano passado, o governo vem realizando levantamentos nos municípios da faixa de fronteira. Ele também frisou a importância da integração entre os diversos atores institucionais. O encontro contou ainda com a presença do pesquisador Diogo Fonseca, que contribuiu para o debate.

Comentários:
Camila Sampaio

Publicado por:

Camila Sampaio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )