Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Governo do Amapá

Sede do Governo do Amapá, em Macapá, recebe padroeiros do Quilombo do Cunani em celebração de fé e ancestralidade

Imagens de Santa Maria e São Benedito foram acolhidas pelo governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião com apresentação inédita do Zimba.

Sede do Governo do Amapá, em Macapá, recebe padroeiros do Quilombo do Cunani em celebração de fé e ancestralidade
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Palácio do Setentrião, em Macapá, recebeu nesta segunda-feira, 15, as imagens de Santa Maria e São Benedito, padroeiros do Quilombo do Cunani, em Calçoene. Considerada uma das comunidades mais antigas e tradicionais do Amapá, a visita foi marcada por um momento de fé, cultura e ancestralidade, com acolhida conduzida pelo governador Clécio Luís.

“Toda a história do Cunani é muito bonita, seja do ponto de vista religioso, espiritual, cultural ou histórico. É um ‘cantinho’ do Amapá com grande potencial para desenvolver o turismo e fazendo com que seja conhecido pelo que tem de melhor, que é a sua cultura, que vai do Zimba ao açaí, que é o melhor do mundo”, disse Clécio Luís.

Pela primeira vez, o Zimba foi dançado na sede do Governo do Estado. A manifestação cultural quilombola única do Cunani reúne dança de roda, canto e percussão, com forte influência africana, e é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá, simbolizando a identidade e a fé da comunidade, especialmente durante a Festa de São Benedito, iniciada no sábado, 13.

Publicidade

Leia Também:

A presidente da Associação de Moradores do Cunani, Meire Ramos, destacou a riqueza histórica e cultural da comunidade, que chegou a existir por um curto período como república e foi ocupada por diferentes povos, como franceses, holandeses e baianos, herança que permanece viva nas tradições religiosas. 

Meire explicou que Santa Maria é a padroeira da comunidade pela devoção na qual ficaram registradas as oferendas e os legados deixados pelos franceses, e destacou ainda a importância da festividade de São Benedito, que tem como ponto alto os dias 24, 25 e 26, quando a comunidade percorre as ruas do Cunani em celebração.

"E essa manifestação cultural, a gente vem mantendo essa tradição para que não deixe morrer. Essa geração é passada de pai para filhos e filhos para netos. E é uma grande honra estar aqui com o governador Clécio Luís, é um amigo da comunidade", ressaltou Meire.

A vinda da comitiva à capital, a mais de 400 quilômetros de distância, ocorreu para participação no Jubileu Afro-Amapaense, uma programação voltada à valorização da fé cristã de povos e comunidades tradicionais. A diretora-presidente da Fundação Estadual de Igualdade Racial, Josilana Santos, destacou o desejo de reunir os 61 quilombos do estado na comunidade do Cunani, fortalecendo o diálogo e o desenvolvimento coletivo.

Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR