A Prefeitura Municipal de Oiapoque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na última esta segunda-feira, 22, à campanha de vacinação contra a poliomielite. As equipes de saúde estão realizando uma varredura em todos os bairros do município, visitando casa a casa para vacinar crianças com a vacina inativada (VIP) e a vacina oral (VOP - gotinha).
A iniciativa visa garantir a imunização de todas as crianças menores de cinco anos e proteger a população contra o retorno da poliomielite, doença que pode causar paralisia infantil. A campanha é de extrema importância, pois a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença.
"É fundamental que todos os pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados", destacou o secretário municipal de Saúde, Josimar Silva dos Santos. “A vacinação é a melhor forma de proteger nossas crianças contra essa doença grave."
Como funciona a campanha:
As equipes de saúde estarão identificadas e utilizarão veículos oficiais. Os agentes de saúde visitarão as residências para verificar a carteira de vacinação das crianças e aplicar as doses necessárias. É importante que os pais ou responsáveis tenham em mãos a carteira de vacinação da criança no momento da visita.
Por que vacinar contra a poliomielite?
A poliomielite é uma doença infecciosa viral que pode causar paralisia permanente, principalmente em crianças menores de cinco anos. A vacinação é a única forma de prevenir a doença e proteger a população.
Quais são os sintomas da poliomielite?
A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da poliomielite não apresenta sintomas. No entanto, algumas podem apresentar febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dor nos membros. Em casos mais graves, a doença pode causar paralisia.
É importante ressaltar que a vacinação é gratuita e obrigatória. A Prefeitura de Oiapoque convida toda a população a participar da campanha e colaborar para a erradicação da poliomielite.
Comentários: