Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Governo do Amapá

Pacientes iniciam sessões de radioterapia no Amapá pela primeira vez

Inaugurado há uma semana, o Centro de Radioterapia começou pela triagem dos pacientes, que fizeram exames e passaram pela avaliação de especialistas, cuidado que garante um percurso seguro, humano e individualizado.

Pacientes iniciam sessões de radioterapia no Amapá pela primeira vez
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Amapá viveu nesta terça-feira, 17, um momento histórico para a saúde pública com a realização das primeiras sessões de rádio em pacientes oncológicos. O serviço acaba com a necessidade de tratamento fora do estado e humaniza o processo de cura para quem enfrenta o câncer, possibilitando lutar ao lado da família.

Ao lado da mulher e da filha, seu João Cardoso Pantoja, de 73 anos, foi o primeiro paciente a realizar radioterapia no Amapá. Diagnosticado com câncer em 2019, ele já havia passado por cirurgias e diversas sessões de quimioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).

“Esse tratamento era para fazer fora do estado. Quando soube que seria aqui, foi uma grande surpresa. Sempre quis ficar no Amapá, perto da família. Fui muito bem acolhido desde o primeiro momento. Estou feliz, com aquele friozinho na barriga, mas com muita fé de que vai dar tudo certo. É uma vitória”, relatou Pantoja.

Publicidade

Leia Também:

De Afuá, no Pará, mas com residência em Macapá, seu João recebeu o apoio e o carinho da esposa, dona Hermínia Lima, e da filha, Ciléia Cristina, que destacou a longa caminhada da família em mais essa etapa do tratamento.

“São sete anos de luta. Ele sofreu muito com os efeitos colaterais fortes da quimioterapia e até pensou em desistir da radioterapia por medo. Mas aqui fomos bem orientados, o médico explicou tudo, tirou nossas dúvidas, e hoje estamos confiantes. Ter esse tratamento no nosso estado é um presente”, ressaltou Ciléia.

Outro paciente que iniciou o tratamento foi Pedro do Nascimento Almeida, que está em acompanhamento desde 2021. Após anos de espera e com autorização para viajar para fora do estado, ele celebrou a realização do procedimento no Amapá, sem precisar buscar o serviço em outra região.

“Eu esperei muito por esse momento. Quando soube que a radioterapia seria aqui, fiquei extremamente feliz. O sonho virou realidade. Isso vai ajudar muita gente que não vai mais precisar sair do estado. Hoje é meu primeiro dia de radioterapia e estou muito satisfeito”, afirmou.

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, e o secretário adjunto de Atenção Hospitalar, Rinaldo Martins, fizeram questão de acompanhar o início das sessões de radioterapia e ver o resultado do trabalho dos investimentos do Governo do Amapá.  

“Estamos vivenciando um dia histórico. Em poucos dias após a inauguração, já realizamos a primeira sessão de radioterapia. Isso representa dignidade, cuidado e acolhimento para os pacientes e suas famílias, que agora podem acompanhar todo o tratamento de perto. Esse foi um compromisso do governador Clécio Luís agora concretizado, de transformar e humanizar a saúde oncológica do nosso estado”, pontuou a gestora.

Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR