Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Wednesday, 17 de July de 2024
MENU

Educação

Jogos do Instituto Federal do Amapá serão realizados de 26 a 30 de junho

As disputas ocorrerão no ginásio poliesportivo e na quadra de areia do Campus Macapá, na quadra de esportes do Campus Santana, na pista de atletismo e na piscina do Campus Marco Ze

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a participação de cerca de 300 alunos de cursos técnicos e de ensino superior presenciais, os Jogos do Instituto Federal do Amapá (Jifap) 2023 serão realizados de 26 a 30 de junho, em três locais de competição, em Macapá e Santana. É o maior evento estudantil multicampi da instituição e serve de seletiva classificatória para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), quando os atletas campeões se classificarão para etapa nacional do JIF 2023.

A solenidade de abertura ocorreu na segunda-feira (26), às 18 horas, no ginásio poliesportivo do Campus Macapá, com o desfile das delegações dos campi Laranjal do Jari, Macapá Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande e Santana, apresentação da banda marcial do Ifap, que irá tocar os hinos Nacional, do Amapá e do Ifap, e apresentações culturais, como do Grupo Recriarte, do Campus Laranjal do Jari.

Durante a semana, nos três turnos, serão disputadas as seguintes modalidades coletivas e individuais nas categorias Masculina e Feminina - Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. As competições serão realizadas de acordo com as regras oficiais das federações internacionais e estaduais e da confederação brasileira de cada modalidade.

As disputas ocorrerão no ginásio poliesportivo e na quadra de areia do Campus Macapá, na quadra de esportes do Campus Santana, na pista de atletismo e na piscina do Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Estamos com uma boa expectativa, pois será a segunda edição depois do período pandêmico. Temos uma projeção de atender mais de 300 alunos, de todos os campi do Ifap. Os vencedores irão para a etapa regional, que ocorrerá em Manaus-AM, e lá os melhores do Norte serão classificados para o JIF nacional, que vai acontecer na cidade de Fortaleza-CE, sediado pelo Instituto Federal do Ceará”, afirma um dos organizadores do Jifap 2023, Dennys Conceição, professor de Educação Física do Campus Porto Grande.

Regras de participação

Cada campus do Ifap é responsável em inscrever os times ou os atletas nas modalidades. O endereço do formulário de inscrição será divulgado pelos chefes de delegação de cada campus, endereçado aos alunos/atletas para que os mesmos realizem sua inscrição. Após o término do prazo de inscrição, o sistema ficará disponível somente para acesso dos representantes de cada campus para a confirmação final dos estudantes/atletas nas modalidades.

Só será permitida a participação de estudantes com até 19 anos completados no ano da competição (nascidos a partir do ano de 2004). É vedada a participação de alunos do ensino a distância (EAD), Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O estudante só poderá participar, no máximo, de duas modalidades coletivas e duas modalidades individuais. Não é responsabilidade da organização a coincidência de horários de competições, seja ela coletiva ou individual, em decorrência da participação do estudantes em mais de uma modalidade. Deverá ser apresentada no momento do credenciamento a documentação comprobatória de graduação para o judô.

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )