Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

MENU

Notícias / Ministério Público Federal

CNMP adere à Campanha Coração Azul, alusiva ao “Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas”

A iniciativa de adesão à campanha consta do plano de trabalho de 2022 do Conatetrap,

218
CNMP adere à Campanha Coração Azul, alusiva ao “Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas”
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

blue heart

Para celebrar o “Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas”, comemorado neste sábado, 30 de julho, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatretap), aderiu à Campanha Coração Azul (Blue Heart Campaign).

A iniciativa de adesão à campanha consta do plano de trabalho de 2022 do Conatetrap, cujas ações foram definidas em reunião ordinária realizada no dia 30 de maio. De acordo com o presidente do Conatetrap, conselheiro Ângelo Fabiano Farias: “O Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas e a Campanha Coração Azul alertam para a tristeza das vítimas desse desumano crime e tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os agentes do Estado acerca da importância em identificar, prevenir e combater esse ilícito que destrói vidas e famílias no Brasil e no mundo”.

Leia Também:

A Campanha Coração Azul é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e busca conscientizar e encorajar a sociedade sobre a luta contra o tráfico de pessoas. O coração azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

Em ofício enviado à presidência do CNMP, a diretora do UNODC Brasil, Elena Abatti, agradeceu “o comprometimento do Ministério Público com o enfrentamento do tráfico de pessoas” e disse que o UNODC se sente honrado com o pedido de adesão a essa campanha.

30 de julho

O dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia-Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas. No Brasil, a Lei nº 13.344/2016 estabeleceu, na mesma data, o Dia Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas.

De acordo com a lei, o tráfico de pessoas é uma das formas de violação a direitos humanos e consiste em agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante coação, abuso, fraude, grave ameaça, violência ou outras formas, com o propósito de: i) explorá-las sexualmente; ii) submetê-las a condições de trabalho análogas às de escravo; iii) remover tecidos, órgãos ou partes do corpo; iv) praticar adoção ilegal; v) submetê-las a qualquer tipo de servidão.

Conatetrap

O Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatretap) foi instituído em 2019, por meio da Resolução CNMP nº 197. No mesmo ano, foi editada a Portaria CNMP – Conatetrap nº 01, que dispõe sobre o Regimento Interno do Comitê.

No âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público, o Conatetrap tem objetivo de elaborar estudos e propor medidas para aperfeiçoar a atuação das unidades do Ministério Público brasileiro no enfrentamento da exploração do trabalho em condição análoga à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Entre outras atribuições, com vistas a fortalecer a atuação do Ministério Público na erradicação do trabalho escravo e do tráfico de pessoas, compete ainda ao Conatetrap manter intercâmbio com entes de natureza judicial, acadêmica e social, nacionais e estrangeiros, cuja atuação se relacione ao combate ao trabalho em condições análogas à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Informações adicionais sobre a Campanha Coração Azul podem ser obtidas no site do UNODC.

Créditos (Imagem de capa): Secretaria de Comunicação Social Conselho Nacional do Ministério Público

Comentários:

Reinaldo Coelho

Publicado por:

Reinaldo Coelho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )