Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Domingo, 06 de Outubro de 2024

Notícias/TJAP

TJAP participa de 1ª Reunião Preparatória para o 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília (DF)

“É uma oportunidade de debater políticas e programas em execução no Poder Judiciário e aprimorar a atuação da Justiça em âmbito nacional e local”, destacou Adão Carvalho.

TJAP participa de 1ª Reunião Preparatória para o 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília (DF)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, acompanhado pela a juíza coordenadora da secretaria de Precatórios, Marina Lustosa, e pelo secretário-geral do TJAP, Veridiano Colares, participou, na quinta-feira (16), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), da 1ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Estiveram presentes presidentes e representantes de tribunais de todo o país, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pelas áreas de gestão estratégica e servidores das áreas de estatística dos órgãos da Justiça.

A abertura foi feita pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Ainda pela manhã, foi lançado o Justiça em Números 2024, relatório analítico sobre o Poder Judiciário com dados referentes a 2023. O foco da reunião são os temas prioritários que serão norteadores do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário – Linguagem, Tecnologia e Sustentabilidade.

Publicidade

Leia Também:

Na quinta-feira, foram realizadas reuniões simultâneas com os seguintes temas: Eixo 1 – A linguagem simples e a padronização de ementas: a comunicação eficiente do Poder Judiciário; Eixo 2 – Os avanços da Execução Fiscal: Resolução 547/2024 e os diálogos institucionais; e Eixo 3 – Sustentabilidade e Poder Judiciário: a responsabilidade com o futuro. Também estão previstos painéis com os temas “Tecnologia e Inteligência Artificial: a necessária cooperação dos tribunais” e “Corregedoria Nacional de Justiça”. O encerramento foi feito pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Na ocasião, o presidente do TJAP enalteceu a reunião de alinhamento e enfatizou que a preparação e articulação do CNJ junto às unidades do Poder Judiciário resulta no avanço gradativo da gestão dos tribunais em todo Brasil.

“Com a oportunidade de debater políticas e programas em execução no Poder Judiciário e sorver experiências exitosas, aprimora a atuação da Justiça em âmbito nacional e local. Essa preparação do CNJ para o 18º Encontro Nacional é essencial para o sucesso da Conferência, que resultará no fortalecimento de nossas respectivas atuações pelo regime democrático e trabalho por uma sociedade mais igualitária e com justiça social”, pontuou o desembargador-presidente do TJAP, Adão Carvalho.

 

18º Encontro Nacional,

O 18º Encontro Nacional, previsto na Resolução CNJ nº 325/2020, art. 17, § 3º, será realizado nos dia 2 e 3 de dezembro de 2024, em Cuiabá (MT). O evento contará com a participação de presidentes dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística.

Comentários:

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!