Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024

Notícias/Governo do Amapá

Sesa reforça equipe de saúde para diminuir tempo de espera por atendimento no HE

Direção do HE também escalou um médico para reforçar a Sala de Classificação de Riscos Clínicos, onde acontece o primeiro acolhimento dos pacientes

Sesa reforça equipe de saúde para diminuir tempo de espera por atendimento no HE
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para agilizar e diminuir o tempo de espera de quem busca atendimento no Hospital de Emergência de Macapá (HE), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) redimensionou as equipes de profissionais. Com a reorganização das escalas, cada turno conta com 7 a 8 médicos, destinados ao atendimento de urgência e emergência, trauma e ortopedia.

Segundo o diretor do HE, Emanoel Martins, durante os períodos de maior fluxo, que ocorrem normalmente das 15h às 19h, oito profissionais realizam os atendimentos.

Publicidade

Leia Também:

"O paciente que chega inconsciente, vítima de acidente de trânsito e trauma, recebe prioridade no atendimento. Com esse reforço de médicos, conseguimos agilizar e diminuir o tempo de espera para esses casos que tem crescido bastante nos últimos meses", ressalta Martins.

 

Classificação de risco

Para otimizar a avaliação dos pacientes, o HE também escalou um médico para reforçar a Sala de Classificação de Riscos Clínicos, onde acontece o primeiro acolhimento dos pacientes.

O Hospital de Emergência utiliza como método de triagem o Protocolo Manchester para proporcionar um atendimento rápido e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes e com tratamento indicado para cada caso.

A estratégia desafoga o fluxo de atendimentos no HE, que, prioritariamente, atende casos de média e alta complexidade, ou seja, situações graves que requerem atendimento rápido, sem desassistir qualquer cidadão que procure a unidade de saúde.

Quem precisou dos serviços foi o segurança Henerson Leite, de 46 anos. Ele esteve no HE na terça-feira, 2, com fortes dores ocasionadas por um cálculo renal e em dez minutos teve o atendimento que necessitava.

"Estava no trabalho quando comecei a sentir o desconforto, a dor foi aumentando até que não consegui mais suportar. Cheguei aqui, fui bem acolhido, e em dez minutos já tinha realizado meu atendimento. Fui encaminhado para consulta com urologista e orientado a fazer medicação para aliviar as dores", relatou o usuário.

O HE oferta procedimentos de emergência em cirurgia geral, ortopédica e trauma facial, além de exames de diagnóstico por imagem como raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e também exames laboratoriais. O hospital realiza, ainda, atendimentos de urgência em saúde mental e tratamento de queimados.

 

Investimento

Reconhecendo a saúde pública como pauta prioritária dentro do planejamento de políticas públicas, o Governo do Estado revitalizou, ampliou e reformou 83 espaços do HE desde de 2023.

O investimento permitiu realizar obras de intervenção, amenizando problemas crônicos na infraestrutura da unidade, garantindo mais dignidade no atendimento aos pacientes.

Comentários:

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!