O Governo do Amapá promoveu na terça-feira, 8, a capacitação "Linguinhas Soltas", voltada para cirurgiões dentistas do Amapá, com foco no diagnóstico e cirurgia da remoção do freio lingual em crianças. A ação objetiva melhorar a qualidade no atendimento ofertado à população desde a atenção primária em saúde até a rede hospitalar e centros especializados.
A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reuniu profissionais de vários municípios e integra o cronograma de atividades do programa Mais Sorriso, que fortalece a assistência em saúde bucal na rede de saúde do estado.
"É um momento em que profissionais de todos os municípios se reúnem e se capacitam para melhorar a assistência ofertada nas nossas unidades. É fundamental que tenhamos essa parceria e comprometimento das gestões municipais, que estão cada vez mais focadas em proporcionar um atendimento eficaz e amplo para os usuários", reforçou a secretária adjunta da Sesa, Cássia Klein.
A ação contou com o apoio técnico e estrutural da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-AP), que é parceira das atividades institucionais gerenciadas pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal (Cesb).
"Nós procuramos sempre estar engajados e comprometidos com a educação continuada desses profissionais. É uma ação que impacta diretamente no diagnóstico e tratamento dos usuários da rede de saúde", enfatizou o presidente da ABO-AP, Thiago Mota.
Atuando no município de Tartarugalzinho, o cirurgião dentista, Orles Braga, relatou que a capacitação é essencial para que os profissionais possam identificar e realizar todo o acompanhamento dos pacientes que apresentem a disfunção.
"Agora, com o novo Hospital de Pequeno Porte da região, as mães terão a assistência completa para seus filhos sem precisar de deslocamento para realizar a cirurgia do freio lingual. É o foco total em oferecer um serviço de qualidade e completo", destacou Braga.
Frenectomia
A frenectomia é uma cirurgia odontológica que consiste na remoção do freio labial ou lingual. Indicada para pacientes com disfunções nessas áreas, como língua presa, diastema, ou outros problemas periodontais. A disfunção pode ocasionar prejuízos na amamentação, deglutição, respiração e fonação dos pacientes.
Comentários: