O novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari está pronto para reabrir as portas à população nesta terça-feira, 20. O prédio, que é uma referência artística e histórica em Macapá desde 1973, está sendo entregue pelo governador Clécio Luís em 1 ano e 7 meses de gestão e é a 12ª obra da educação inaugurada pelo Governo do Amapá neste período.
"Essa é uma grande festa da cultura popular e um verdadeiro manifesto da arte do Amapá. Estamos devolvendo à população este Centro, que é com certeza, uma das grandes vitórias para a cultura, para a arte e para a nossa gestão. Todo o povo do Amapá está convidado para viver este momento", convida o governador Clécio Luís para a entrega desta terça.
A escola oferece 11 cursos técnicos e de qualificação profissional, atendendo atualmente mais de 240 estudantes. A reabertura terá uma mostra especial com o acervo do artista plástico R. Peixe, idealizador do centro de artes, além da presença de alunos e professores e de artistas amapaenses que se formaram na instituição. Já passaram pelo Cândido nomes como: Manoel Costa, Siqueira, Albenor Amanajás, Olivar Cunha, Judith Lima, Arlete Caldas, Ralfe Braga, Carla Marinho e Jair Penafort.
O espaço, considerado berço das artes amapaenses, teve as obras iniciadas em setembro de 2014, e estava sem uso há 10 anos. O ambiente foi ampliado e mobiliado, recebendo salas inéditas como a de Educação Especializada e de computadores, paisagismo, novo sistema hidrossanitário, elétrico e nova torre de água com capacidade de 5 mil litros.
Comentários: